Matriz BCG

Da Thinkfn

A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria americana Boston Consulting Group em 1970. O seu objectivo é apoiar a análise de portfolio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recursos em actividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planeamento estratégico e análise de portfólio.

Gráfico

A matriz tem duas dimensões: crescimento do mercado e quota de mercado (que é a quotada empresa em relação à quota do seu maior concorrente). Quanto maior a quota mercado de um produto ou quanto mais rápido o mercado de um produto cresce, melhor para a empresa.

Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante:

  • Em interrogação: tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre activos e tem baixa quota de mercado. Se nada é feito para mudar a quota de mercado, pode absorver um grande investimento e depois tornar-se um "limão". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode tornar-se um produto "estrela".
  • Estrela: exigem grandes investimentos e são líderes no mercado, gerando receitas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a quota de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
  • Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa.
  • Limão (também conhecido como "cão", expressão que não traduz bem o conceito em português): os "limões" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto.

A Matriz BCG tem a vantagem de não apresentar uma só estratégia para todos os produtos, bem como equilibrar a carteira de negócios e produtos em geradores e tomadores de caixa.

Algumas desvantagens deste modelo são:

  • Alta quota de mercado não é o único factor de sucesso;
  • Crescimento de mercado não é o único indicador de atractividade de um mercado;
  • Às vezes um "limão" pode gerar mais caixa que uma "vaca leiteira".

De acordo com Bruce Henderson (criador da Matriz BCG): "Para ter sucesso, uma empresa precisa ter um portfolio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes quotas de mercado. A composição deste portfolio é uma função do equilíbrio entre fluxos de caixa. Produtos de alto crescimento exigem injecções de dinheiro para crescer. Produtos de baixo crescimento devem gerar excesso de caixa. Ambos são necessários simultaneamente."

Matriz BCG - Boston Consulting Group

Ver também


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Matriz BCG. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.