S&P 500

Da Thinkfn
Evolução desde 1950 do S&P 500

S&P 500 é a abreviatura de Standard & Poor's 500, um índice de mercado norte-americano que consiste em acções de 500 empresas escolhidas, entre outros factores, de acordo com o seu tamanho, liquidez e sector. A lista de companhias que constituem o índice é elaborada pelo Comité dos Índices S&P, formado por diversos economistas e analistas de referência.

Este índice é considerado como representativo do desempenho do mercado bolsista norte-americano. Representa 70% de todas as companhias negociadas na bolsa norte-americana.

O índice S&P 500 tende também a ser usado como padrão quando se fala de fundos índice, já que fundos baseados noutros índices apenas apareceram mais recentemente. Uma das casas de referência a negociar um fundo que replica o S&P 500 é a Vanguard, apresentando comissões bastante competitivas como é normal em fundos índice.

Selecção dos componentes

As empresas componentes do S&P 500 são seleccionadas pelo Comité dos Índices S&P, que supostamente tenta replicar a representatividade das diversas indústrias na economia. É também levada em conta a capitalização bolsista e liquidez dos títulos escolhidos, sendo que uma empresa notável por não estar no índice é a famosa Berkshire Hathaway, de Warren Buffett.

Este método de selecção opõe-se ao de alguns outros índices, como o PSI20, onde a presença no índice, com raras excepções, é baseada em regras rígidas.

Peso dos componentes

De forma semelhante à maioria dos índices o peso de cada companhia no índice é proporcional à sua capitalização bolsista (uma notável excepção a esta regra acontece no Dow Jones).

Formas de investir

O S&P 500 é um dos índices onde maior número de alternativas existem para o replicar, desde fundos índice, a ETFs (sendo o maior e mais conhecido, o SPY), passando por futuros (contratos de diversas dimensões), certificados, warrants, CFDs ... além de que muitos fundos de investimento tradicionais terão o S&P 500 como benchmark (o que os leva a replicarem-no, pelo menos parcialmente).

Análise técnica

Ver também

Links relevantes



Forum.jpg Este assunto possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.