Política económica

Da Thinkfn

A política económica consiste no conjunto de decisões coerentes tomadas pelos poderes públicos visando alcançar certos objectivos relativos à situação económica de um conjunto nacional, infranacional ou supranacional, através de diversos instrumentos e num quadro de maior ou menor prazo[1]

A política económica é executada por diversos agentes, principalmente nacionais (Governo, Parlamento, Banco central, etc) mas por vezes também internacionais (BCE, FMI, etc).

Objectivos

A política económica visa alcançar certos objectivos para a população, sendo os mais comuns:

  • Crescimento do rendimento (PIB);
  • Redistribuição do rendimento;
  • Controlo da inflação;
  • Diminuição do desemprego / crescimento do emprego.

Neste âmbito e visto que nem sempre estes objectivos são fáceis de obter simultaneamente, a política económica pode ser genericamente expansionista ou restritiva.

Instrumentos

Política fiscal

A política fiscal é o conjunto de decisões e acções que determinam as receitas e despesas a nível Estatal ou local.

Política de rendimento

A política de rendimento prende-se com o conjunto de acções que visam uma redistribuição do rendimento na sociedade, nomeadamente via transferências do Estado para situações mais carenciadas, esquemas de protecção social, segurança social, etc.

Política monetária

A política monetária inclui o conjunto de medidas, geralmente sob o controlo do banco central, que visam regular a quantidade de moeda e crédito na economia, de forma a influenciar as taxas de juro e câmbio de acordo com os objectivos gerais da política económica definida.

Política de comércio externo

A política de comércio externo prende-se com as opções que afectam o comércio externo do País, visando o seu estímulo, mas também a eventual protecção de sectores estratégicos nacionais, bem como o equilíbrio da balança comercial e da balança de pagamentos.

Notas

  1. Mossé, 1978.

Links relevantes