Pipeline

Da Thinkfn

A pipeline, no caso de nos estarmos a referir a empresas biotecnológicas ou farmacêuticas, refere-se aos produtos que essas empresas possuem numa das fases de aprovação de medicamentos.

Ou seja, a pipeline consiste nos produtos que as empresas farmacêuticas/biotecnológicas têm em processo de desenvolvimento e teste. Estes produtos podem incluir medicamentos novos, variantes de medicamentos já existentes ou novas aplicações de medicamentos já existentes.

Analisar a pipeline de uma companhia é extraordinariamente importante, porque será daí que virão as receitas futuras da empresa, já que mais tarde ou mais cedo todos os medicamentos já existentes perdem a protecção de patente, e vêem a concorrência dos medicamentos genéricos disparar, com efeitos muito negativos nas vendas e lucros. Assim, uma empresa desta área necessita de ter continuamente novos produtos para compensar essa erosão.

Valor da pipeline

O valor da pipeline é a soma dos valores de cada medicamento que nela se encontra. Para determinar o valor de um medicamento, é necessário considerar:

  • A dimensão do mercado potencial para o medicamento. Depende do quão focado o eficiente o medicamento prova ser, da existência de alternativas, da gravidade daquilo que trata, etc;
  • A quota desse mercado que se espera que o medicamento venha a conquistar. Depende do custo e eficácia do medicamento, versus as alternativas que existam ou possam vir a existir;
  • A probabilidade de o medicamento vir a ser aprovado. Depende da eficácia e segurança demonstrada na fase de testes;
  • O preço e margem com que o medicamento virá a ser vendido.

Ver também

Links relevantes