Peter Lynch

Da Thinkfn
Peter Lynch
Peter Lynch
Nascimento 19 de Janeiro de 1944
Nacionalidade EUA Flag of the United States.png

Peter Lynch (nascido a 19 de Janeiro de 1944) é um investidor em acções. Presentemente actua como consultor de research da Fidelity Investments, onde geriu o maior fundo de gestão activa, o Magellan, durante 13 anos (1977 a 1990). Lynch graduou-se no Boston College e estudou finanças na Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Lynch trabalhou somente para a Fidelity, uma firma de investimentos baseada em Boston. Ele iniciou a sua carreira como analista em 1969, foi promovido a director de research em 1974, e recebeu o fundo Fidelity Magellan em 1977. Naquela época, ele tinha 22 milhões de dólares em activos. Em 1990, quando decidiu aposentar-se para ter mais tempo junto a sua família, o patrimônio tinha subido para 14 Biliões de dólares. Nenhum outro administrador na história conduziu um fundo tão grande, de forma tão eficaz, por tanto tempo.

O seu segredo era uma rotina de trabalho exacerbante, que durava de seis a sete dias por semana, nos quais conversava diariamente com dezenas de directores de firmas, corretores e analistas. Com apenas dois assistentes, ele geria uma carteira com mais de 1.400 papéis ao mesmo tempo. Alguns comprados nas suas fases iniciais de crescimento ou recuperação, sendo guardados por anos. A maioria dos papéis que não satisfaziam as suas expectativas eram vendidos em meses. Lynch admite que metade de suas escolhas foram erradas.

Embora seja impossível copiar seu estilo de gestão de carteira, Lynch é claro ao afirmar que qualquer investidor pode pesquisar papéis melhor que a grande maioria dos profissionais, e tomar melhores decisões de quando comprar. Isto porque ele (ou ela) está mais favorecido a encontrar mais cedo investimentos potencialmente lucrativos, e ainda está livre para agir independentemente, sem a necessidade de consultar comités, organizações ou superiores.

Estratégia

Primeiro

Mantenha seus olhos abertos para novas ideias.

A ideia chave de Lynch é que você pode descobrir uma oportunidade de investimento em seu redor, se você se concentrar apenas naquilo que você realmente conhece e está familiarizado. Talvez você repare uma loja ou restaurante que está sempre cheio ou, que todos os seus vizinhos começaram a comprar a mesma marca de carro, ou que uma fábrica próxima de você de repente começou a se expandir. Todas estas coisas podem ser indicações de companhias no mercado accionista que mereçam uma investigação mais profunda.

As suas melhores fontes de informação estão no:

  • Seu trabalho, que o familiariza com sua companhia, os seus consumidores e fornecedores;
  • Seus hobbies e momentos de lazer, desde o desporto ao fazer compras;
  • Seus familiares e amigos, graças aos seus trabalhos e hobbies;
  • Sua experiência e observação de uma companhia na sua cidade.

Segundo

Classifique suas ideias.

As companhias podem ser divididas em 6 tipos principais:[1]

  1. As de crescimento lento – cujos lucros estão a crescer na mesma proporção da economia, cerca de 2-4% por ano;
  2. As robustas – boas companhias com lucros sólidos por acção a crescer cerca de 10-12% ao ano;
  3. As de crescimento rápido – companhias pequenas, agressivas e novas, a crescer 20-25%, ou mais.
  4. As cíclicas – aquelas cujos lucros sobem e descem quando a economia se expande ou se retrai;
  5. As companhias em reestruturação ("turnarounds") – companhias com lucros temporariamente deprimidos, mas com boas perspectivas de recuperação;
  6. As companhias ricas em activos - companhias cujas acções valem menos que seus activos, desde que seus activos possam ser vendidos pelo menos por seu valor patrimonial.

Concentre seus esforços para encontrar companhias de crescimento rápido. Se elas forem compradas ao preço correcto podem se tornar "tenbaggers" – acções cujas cotações sobem 10 vezes ou mais. Pode ainda dar uma olhada nos "turnarounds" e, ocasionalmente, nas companhias ricas em activos.

Não fique com dinheiro parado. É muito melhor estar completamente investido, colocando qualquer dinheiro extra em companhias robustas. Desta forma, não perderá os mercados em alta.

Evite companhias de crescimento lento (são pouco rentáveis) e as cíclicas (são difíceis de acertar o momento de entrar e sair).

Finalmente, faça um resumo da história de cada empresa num papel.

Terceiro

Responda a um questionário de 2 minutos, sobre a acção que você pensa em investir descrevendo:

  1. Os motivos pelos quais você se interessou pelo papel;
  2. O que terá que acontecer para que sua companhia suba;
  3. Os obstáculos que podem impedir o seu sucesso;

Esta é a "história" da acção. Faça com que ela permaneça simples, precisa, convincente e apropriada para a categoria de acção que está a pesquisar. Se ela for de uma companhia de crescimento rápido, como e até quando ela vai continuar a crescer rapidamente?

Quarto

Verifique os números-chave.

  1. Se você está entusiasmado com um produto ou serviço em particular, procure na demonstração de resultados se um aumento considerável de vendas resulta num aumento considerável de lucros;
  2. Prefira companhias em que a projecção futura do seu PER seja bem abaixo das projecções em termos de crescimento de lucros por acção (ou seja, que tenha um PEG baixo);
  3. Prefira companhias que possuam uma grande quantidade de cash;
  4. Evite companhias com dívida elevada em relação à situação líquida, principalmente se estas dívidas são do tipo bancário, que podem ser chamadas em caso de dificuldades, ao contrário de obrigações que não o podem ser;
  5. No caso de companhias robustas e de crescimento rápido, verifique se elas possuem uma margem de lucros elevada antes dos impostos. No caso dos "turnarounds", procure por aquelas baratas com elevado potencial de crescimento.

Quinto

Ignore o Mercado – baseie suas decisões de compra e venda em coisas específicas.

Os seus lucros e prejuízos não dependem da economia como um todo. Eles dependem de factores específicos, pertinentes para as acções que você escolheu. Ignore os altos e baixos do Mercado.

Compre sempre que você se deparar com uma ideia atraente, com um forte histórico, e a um preço atraente. Mantenha-se completamente investido sempre.

Venda as companhias robustas quando seus PEGs chegarem perto de 1.2-1.4; ou quando o crescimento de longo prazo começar a cair.

Venda as companhias de crescimento rápido quando elas não apresentarem mais espaço para crescimento, ou quando a expansão somente resultar em vendas e crescimento de lucros desapontadores, ou quando seus PEGs chegarem a 1.5-2.0.

Venda as companhias ricas em activos, quando forem compradas ou quando começarem a vender os seus activos a preços mais baixos do que os seus valores patrimoniais.

Resultados a longo prazo

Durante o seu período no Magellan, Lynch conseguiu um retorno médio composto de 29% ao longo de 13 anos, o que continua a ser um recorde para fundos deste tamanho.

No seu livro "Beating the Street" Lynch lista os seus maiores sucessos, bem como as pequenas companhias e a época de compra: Rogers Communications Inc, subiu 16 vezes, Telephone Data Systems, subiu 11, Envirodyne e King World Productions, subiram 10 vezes.

Referências

  1. Lynch, Peter, "One Up on Wall Street", 1989