Moeda

Da Thinkfn

Moeda é qualquer coisa que numa determinada comunidade, serve como instrumento geral de troca e medida comum de valor. [1]

Na sua forma mais ampla, é tudo o que pode ser utilizado, com a aceitação de todas as partes envolvidas, no pagamento de contas e liquidação de débitos.

Constitui-se em parte nas notas e moedas no poder da população (moeda manual) e nos saldos de contas contas bancárias (moeda escritural). Em circunstâncias especiais podemos ainda ver usadas mercadorias como meio de pagamento (numa forma de economia de troca), como aconteceu por exemplo na Argentina durante a sua última crise financeira, onde se perdeu quase completamente a confiança na moeda emitida pelo Estado.

Funções da Moeda

Meio de troca

A moeda funciona como meio de pagamento, ou seja é aceite por consenso geral, como forma de pagar dívida, pode ser utilizada para realizar qualquer tipo de pagamento e assegura ao seu detentor a possibilidade de troca por bens de valor equivalente.

A moeda tem a capacidade de generalizar o poder de compra de seu possuidor (ao contrário de uma economia de troca, onde um possuidor de um bem teria que descobrir outra pessoa interessada nesse bem), intermediando as transacções comerciais e favorecendo a especialização e a divisão do trabalho.

Denominador comum de valor

A moeda funciona como denominador comum de valor. Constitui um padrão único de avaliação de todos os bens e serviços que são postos no mercado.

O próprio mercado realiza um sistema de preços relativos ou de relações de troca, estabelecendo uma forma de trocar quaisquer bens entre si.

Permite pagamentos diferidos

A moeda possibilita pagamentos futuros, facilitando a criação do crédito. Desta forma, torna-se possível transferir uma dívida para uma data futura definida, e transformar rendimento futuro em consumo presente.

Reserva de valor

A moeda possibilita uma reserva de valor, já que se torna possível às pessoas guardar moeda, prescindindo de consumo presente, para disporem dela no futuro e efectuar o consumo no futuro.

Ver também

Referências