Intelligent Standby Energy Saver

Da Thinkfn

O Intelligent Standby Energy Saver é um sistema que desliga automaticamente a alimentação de equipamentos eléctricos quando detecta que estes entraram no modo de espera (standby). Pedro Rodrigues, vencedor do Live EDGE 2008, recebe o prémio de Harriet Green, Presidente da Premier Farnell. Protótipo do invento, colocado sobre um televisor, durante uma demonstração pelo inventor para uma reportagem televisiva.Imagem: TVI.

O Intelligent Standby Energy Saver foi inventado por Pedro João Rodrigues, professor de informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança<ref> Docente do IPB recebeu prémio Live Edge 2008 (em português). Recortes IPB. Instituto Politécnico de Bragança (6 Abr 2009). Consultado a 28 Abr 2009.</ref>. A 2 de Abril de 2009, um protótipo do sistema recebeu o prémio Live EDGE - Electronic Design for the Global Environment, promovido pela Premier Farnell e suas aliadas, para distinguir projectos originais e inovadores com impacto positivo no meio ambiente.

Segundo o inventor, através de um algoritmo de inteligência artificial implementado num micro-controlador o sistema analisa os consumos eléctricos dos equipamentos. Porque consegue distinguir o modo de espera do modo de funcionamento normal, mesmo quando na presença de padrões de consumo complexos, pode desligar o fornecimento de energia quando o equipamento entra em modo de espera. Sensores para detectar alterações no ambiente envolvente, permitem-lhe restabelecer o fornecimento de corrente aos equipamentos quando necessário.

Não são conhecidas estimativas da poupança energética que o sistema permite.

Estatísticas

Segundo a nota de atribuíção do prémio, vários estudos apontam para entre 4 e 10% do consumo doméstico de electricidade ser em modo de espera<ref name="trickle"> Jiang Lin. A Trickle Turns into a Flood: Standby Power Loss in China (em inglês). Lawrence Berkeley National Lab. Consultado a 28 Abr 2009.</ref>.

A International Energy Agency estimava, em 2006, que 10% do consumo eléctrico doméstico nos países da OCDE resulta do consumo energético de equipamentos em modo de espera<ref> Energy Technology Perspectives 2006 (em inglês) p. 155. International Energy Agency (2006). Consultado a 28 Abr 2009.</ref>.

Um estudo governamental no Reino Unido em 2006 sugeria 8%<ref> Lewis Smith e Mark Henderson (12 Jul 2006). TV standby buttons will be outlawed (em inglês). The Times. Consultado a 28 Abr 2009.</ref>.

Uma pesquisa publicada pela Reed Elsevier em 2003 concluía que o consumo doméstico de energia eléctrica por aparelhos em modo de espera na China é equivalente à produção permanente de seis centrais de 500 MW<ref> Alan Meier, Jiang Lin, Jiang Liu and Tienan Li (2003). Standby power use in Chinese homes (em inglês). Elsevier BV. Consultado a 28 Abr 2009.</ref>. No entanto, este estudo parece ser baseado numa amostra, não representativa, de 28 lares<ref name="trickle" />.

As emissões de dióxido de carbono pela queima de combustíveis fósseis atingiram 28 mil milhões de toneladas métricas em 2005<ref> Relatório sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (em português). Organização das Nações Unidas (2008). Consultado a 28 Abr 2009.</ref>.

Referências

<references />