Algoritmo evolutivo

Da Thinkfn

Algoritmos evolutivos são algoritmos baseados em uma gama de mecanismos da evolução biológica e serviram para originar conceitos um pouco mais recentes, como o dos Algoritmos genéticos

A motivação para a construção de tais modelos computacionais surgiu de teorias através das quais a Natureza, por meio de seus recursos, resolveu problemas de complexidade, isto é, determinar quantidade de “recursos” para resolver “problemas” de sobrevivência. Assim, pode-se dizer que a natureza optimiza seus mecanismos para resolver um ou mais problemas.

A partir de um problema de optimização, mesmo que se desconheça o que se está a optimizar, é possível encontrar uma solução óptima, através dos Algoritmos evolutivos e das suas variações. Ou seja, tais algoritmos podem trabalhar em problemas, sem que exista um conhecimento explicito, isto é, podem tratar-se de paradigmas.

Os Algoritmos evolutivos procuram tratar estruturas de objectos abstratos de uma população, como, por exemplo, variáveis dum problema de optimização, os quais são manipulados por operadores inspirados na evolução biológica, que objectivam a busca para a solução de um problema, estes operadores são comumente chamados de operadores genéticos.

Referencias bibliográficas

BARRETO, Jorge Muniz. Inteligência Artificial – No Limiar do Século XXI. Florianópolis, 3° ed. O Autor, 2001. p. 180 - 183.


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Algoritmo evolutivo. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.