Diferenças entre edições de "Teoria das probabilidades"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
(Teste)
Linha 1: Linha 1:
A '''Teoria das probabilidades''' é o estudo [[matemática|matemático]] das [[probabilidade]]s. [[Pierre Simon Laplace]] é considerado o fundador da [[teoria]] das probabilidades.  
+
A '''Teoria das probabilidades''' é o estudo matemático das [[probabilidade]]s. Pierre Simon Laplace é considerado o fundador da teoria das probabilidades.  
  
 
Os teoremas de base das probabilidades podem ser demonstrados a partir dos [[axiomas das probabilidades]] e da [[teoria de conjuntos]].
 
Os teoremas de base das probabilidades podem ser demonstrados a partir dos [[axiomas das probabilidades]] e da [[teoria de conjuntos]].
Linha 33: Linha 33:
  
  
{{esboço-matemática}}
 
 
{{Link FA|ka}}
 
 
{{Wikipedia|Teoria_das_probabilidades}}
 
{{Wikipedia|Teoria_das_probabilidades}}
  
 
[[Categoria:Teoria das probabilidades]]
 
[[Categoria:Teoria das probabilidades]]
 
[[Categoria:Estatística]]
 
[[Categoria:Estatística]]

Revisão das 21h35min de 3 de março de 2008

A Teoria das probabilidades é o estudo matemático das probabilidades. Pierre Simon Laplace é considerado o fundador da teoria das probabilidades.

Os teoremas de base das probabilidades podem ser demonstrados a partir dos axiomas das probabilidades e da teoria de conjuntos.

Os teoremas seguintes supõem que o universo Ω é um conjunto finito, o que nem sempre é o caso, como por exemplo no caso do estudo de uma variável aleatória que segue uma distribuição normal.

  1. A soma das probabilidades de todos os eventos elementares é igual a 1.
  2. Para todos os eventos arbitrários A1 e A2, a probabilidade de que os eventos realizem-se simultaneamente é dada pela soma das probabilidades de todos os eventos elementares incluídos tanto em A1 como em A2. Se a intersecção é vazia, então a probabilidade é igual a zero.
  3. Para todos os eventos arbitrários A1 e A2, a probabilidade de que um ou outro evento se realize é dada pela soma das probabilidades de todos os eventos elementares incluídos em A1 ou A2.

As fórmulas seguintes exprimem matematicamente as propriedades acima:

 \sum_{\omega\in\Omega} P\left(\left\{\omega\right\}\right) = P\left(\bigcup_{\omega\in\Omega}\left\{\omega\right\}\right)= 1
P\left[A_1 \cap A_2 \right] = \sum_{\omega\in A_1\cap A_2}P\left(\left\{\omega\right\}\right)
P\left[A_1 \cup A_2 \right] = \sum_{\omega\in A_1\cup A_2}P\left(\left\{\omega\right\}\right)


Eventos mutuamente exclusivos

Eventos mutuamente exclusivos são aqueles cuja ocorrência de um elimina a possibilidade de ocorrência do outro. Neste caso a probabilidade de ocorrência de um ou outro evento é expressa por:

P(A U B) = P(A) + P(B)

Exemplo: No casamento especificado, será estimada a probabilidade de nascer um menino de olhos castanhos ou uma menina de olhos azuis. Assim, tem-se:

P(A) = P(menino de olhos castanhos) = 3/8

P(B) = P(meninas de olhos azuis) = 1/8

P(A U B) = P(A) + P(B)= 3/8 + 1/8 = 1/2


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Teoria_das_probabilidades. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.