Distribuição normal

Da Thinkfn

Função densidade de probabilidade para quatro diferentes conjuntos de parâmetros; a linha verde representa a distribuição normal standard. A distribuição normal é a distribuição de probabilidade mais frequente em estatística. Foi desenvolvida pelo matemático francês Abraham de Moivre. As suas características fundamentais são a média e o desvio padrão.

Função de densidade de probabilidade

A função densidade de probabilidade da distribuição normal com média \mu e variância \sigma^2 (de forma equivalente, desvio padrão \sigma) é assim definida,


f(x;\mu,\sigma)=\frac{1}{\sigma\sqrt{2\pi}} \, \exp \left( -\frac{(x- \mu)^2}{2\sigma^2} \right).


Se a variável aleatória X segue esta distribuição escreve-se:


X ~ N(\mu, \sigma^2).


Se \mu = 0 e \sigma = 1, a distribuição é chamada de distribuição normal padrão e a função de densidade de probabilidade reduz-se a,


f(x) = \frac{1}{\sqrt{2\pi}} \, \exp\left(-\frac{x^2}{2} \right).


Propriedades

  • Se X segue uma distribuição normal, então a X + b também segue.
  • Se X e Y são distribuições normais, então sua soma U = X + Y e diferença V = X - Y também são distribuições normais.
    • Se X e Y são independentes, então U e V também serão independentes.
  • A soma de uma grande quantidade de variáveis aleatórias (com algumas restrições) tende a uma distribuição normal - o significado mais preciso disto é o Teorema do Limite Central.
  • A distribuição normal é infinitamente divisível, no seguinte sentido: se X é uma variável aleatória que segue uma distribuição normal e n é um número natural, então existem n variáveis aletórias X_1, X_2, \ldots X_n\,, independentes e identicamente distribuídas, tal que
X = X_1 + X_2 + \ldots + X_n\,


Distribuições relacionadas

  • Relação com distribuição Lévy skew alpha-stable: se X\sim \textrm{Levy-S}\alpha\textrm{S}(2,\beta,\sigma/\sqrt{2},\mu) então X \sim N(\mu,\sigma^2).

Simulação

Implementações computacionais do Método de Monte Carlo normalmente precisam simular várias variáveis aleatórias normais. Muitos programas e pacotes não conseguem simular diretamente a normal, mas tem simuladores da distribuição uniforme. Uma forma rápida e prática de gerar normais a partir da uniforme é a transformação de Box-Muller: sejam U_1 e U_2 valores independentes gerados pela distribuição uniforme entre 0 e 1. Então:


Z_1 = \sqrt{-2 \ln U_1} \cos(2 \pi U_2)\,


e


Z_2 = \sqrt{-2 \ln U_1} \sin(2 \pi U_2).\,


são normais padronizadas independentes.


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Distribuição normal. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.