Taxas directoras

Da Thinkfn
Revisão das 13h41min de 10 de novembro de 2008 por Bmwmb (discussão | contribs)

Taxas de juro directoras são as taxas de juro determinadas pelos bancos centrais, que servem de base às taxas de juro praticadas numa economia. As taxas de juro têm vastas implicações na economia e são sobretudo utilizadas no combate à inflação. Ao determinar o nível destas taxas os bancos centrais influenciam, indirectamente, o conjunto das taxas de juro praticadas na economia. Esta, actualmente, é a face mais usual da chamada política monetária.

Nos Estados Unidos as taxas directoras são estabelecidas pelo FED (Federal Reserve, ou Reserva Federal). Na Europa, nos países da zona euro, são estabelecidas pelo BCE (Banco Central Europeu). Fora destas zonas, são estabelecidas pelo banco central de cada país.

As taxas directoras diferem das taxas de juro activas e das taxas de juro passivas utilizadas pelos bancos. Estes cobram uma diferença para a taxa directora, basicamente condicionada ao risco que têm em emprestar dinheiro, sendo também influenciadas por impostos, seguros e outras taxas.

Subindo a taxa de referência o banco central faz com que os bancos subam as taxas de juro activas, o que faz retrair o consumo e o investimento, porque é mais caro financiar a aquisição de bens. Esta diminuição na procura causa que, ao fim de algum tempo, a inflação desça o que contribui para um crescimento sustentado da economia a longo prazo. De forma inversa, a redução das taxas de juro provoca um aumento do consumo, já que se torna mais fácil financiar a aquisição de bens. Se uma economia não está preparada para esse aumento de procura, gera-se uma escassez de bens que provoca um aumento de preços e, portanto, cresce a inflação.

As taxas de juro directoras são vulgarmente referidas nos meios de comunicação social e outros como o preço do dinheiro (price of money), porque determinam o custo dos financiamentos de capital. Mas, estritamente falando, as taxas de juro directoras são na verdade o preço do crédito (price of credit), isto é, o preço pelo qual se empresta o dinheiro, não o preço do dinheiro. O preço do dinheiro são os bens e serviços que se trocam por ele.

Tipos de taxas directoras

Geralmente, existem 3 tipos de taxas directoras:

  • A taxa de referência, ou seja, a taxa à qual o Banco central pretende que as instituições financeiras emprestem dinheiro umas às outras no mercado monetário interbancário, e ;
  • A taxa de desconto que é uma taxa ligeiramente mais elevada (penalizadora) que a taxa de referência, à qual o Banco central empresta dinheiro às instituições financeiras, contra o depósito de colateral.
  • A taxa de depósito que é uma taxa ligeiramente mais baixa que a taxa de referência, à qual o Banco central aceita depósitos das instituições financeiras. Esta taxa funciona como um floor efectivo para a taxa de referência, visto que nenhuma instituição financeira deverá ter incentivo para depositar a uma taxa mais baixa.

Ver também

Links relevantes