Diferenças entre edições de "Taxa de referência"

Da Thinkfn
 
(3 edições intermédias não estão a ser mostradas.)
Linha 2: Linha 2:
 
<keywords content="taxa directora, taxa de referência, mercado interbancário" />
 
<keywords content="taxa directora, taxa de referência, mercado interbancário" />
  
A '''taxa de referência''' é a [[taxa de juro]] à qual o Banco central pretende que as instituições financeiras emprestem dinheiro umas às outras no mercado monetário interbancário. É uma [[Taxas directoras|taxa directora]] que serve de base à [[taxa de depósito]] (ligeiramente mais baixa) e à [[taxa de desconto]] (ligeiramente mais elevada).
+
A '''taxa de referência''' é geralmente a [[taxa de juro]] à qual o Banco central pretende que as instituições financeiras emprestem dinheiro umas às outras no mercado monetário interbancário. É uma [[Taxas directoras|taxa directora]] que serve de base à [[taxa de depósito]] (ligeiramente mais baixa) e à [[taxa de desconto]] (ligeiramente mais elevada).
 +
 
 +
==Debate==
 +
A [[FED]], devido às medidas destinadas a combater os efeitos do rebentamento da [[bolha de crédito]], criou uma quantidade gigantesca de reservas excedentárias no sistema bancário Americano ($1 trilião, no início de 2010). Essas reservas excedentárias tornaram pouco eficaz o controlo da taxa de referência tradicional (FED funds), pelo que existe agora um debate interno do qual poderá resultar a adopção da taxa de depósito (junto da FED) como a nova taxa de referência, algo que já acontece no Reino Unido.
  
 
==Ver também==
 
==Ver também==
 +
*[[BCE]]
 
*[[Taxas directoras]]
 
*[[Taxas directoras]]
 +
 +
==Links relevantes==
 +
*[http://www.federalreserve.gov/ Reserva Federal Americana]
 +
*[http://www.ecb.int Banco Central Europeu]
 +
*[http://www.bportugal.pt Banco de Portugal]
  
  
 
[[Categoria:Taxas de juro]]
 
[[Categoria:Taxas de juro]]

Edição atual desde as 16h15min de 3 de fevereiro de 2010

<metadesc content="A taxa de referência é a taxa de juro à qual o Banco central pretende que as instituições financeiras emprestem dinheiro umas às outras no mercado monetário interbancário." /> <keywords content="taxa directora, taxa de referência, mercado interbancário" />

A taxa de referência é geralmente a taxa de juro à qual o Banco central pretende que as instituições financeiras emprestem dinheiro umas às outras no mercado monetário interbancário. É uma taxa directora que serve de base à taxa de depósito (ligeiramente mais baixa) e à taxa de desconto (ligeiramente mais elevada).

Debate

A FED, devido às medidas destinadas a combater os efeitos do rebentamento da bolha de crédito, criou uma quantidade gigantesca de reservas excedentárias no sistema bancário Americano ($1 trilião, no início de 2010). Essas reservas excedentárias tornaram pouco eficaz o controlo da taxa de referência tradicional (FED funds), pelo que existe agora um debate interno do qual poderá resultar a adopção da taxa de depósito (junto da FED) como a nova taxa de referência, algo que já acontece no Reino Unido.

Ver também

Links relevantes