Diferenças entre edições de "Owner earnings"

Da Thinkfn
Linha 1: Linha 1:
 
Em 1986, quando [[Warren Buffett]] detalhou o seu [[método de valorização]] de acções, afirmou que o que usava para determinar os resultados de uma empresa era algo chamado ''"'''Owner earnings'''"'', que definiu da seguinte forma:
 
Em 1986, quando [[Warren Buffett]] detalhou o seu [[método de valorização]] de acções, afirmou que o que usava para determinar os resultados de uma empresa era algo chamado ''"'''Owner earnings'''"'', que definiu da seguinte forma:
  
:"Estes representam (a) Os [[resultados líquidos]] anunciados mais (b) [[depreciação]], consumo (no caso de recursos finitos), [[amortização]] e alguns outros custos sem correspondente pagamento em dinheiro ... menos (c) a média anual de ''[[capex]]'' para instalações e equipamentos, etc., que o negócio exige para manter a sua posição competitiva de longo prazo e o seu volume de produção .... A nossa equação de ''owner-earnings'' não nos dá os números deceptivamente precisos que obtemos com o [[GAAP]], porque o (c) é uma adivinha - e logo uma que por vezes é muito difícil de fazer. Não obstante este problema, consideramos os ''owner earnings'', não o número do GAAP, como sendo o item relevante para efeitos de valorização ... Tudo isto aponta para a absurdidade dos números de ''[[cash flow]]'' que são normalmente avançados em relatórios de [[Wall Street]]. Estes números rotineiramente incluem (a) mais (b) - mas não subtraem (c)." (Warren Buffett, 1987) <ref>{{en}} {{cite web | last = Buffett | first = Warren E. | title = Carta aos accionistas relativa a 1986 | publisher = Berkshire Hathaway, Inc | date = 27 Fev 1987 | url = http://www.berkshirehathaway.com/letters/1986.html | accessdate =  2007-05-22}}</ref>
+
:"Estes representam (a) os [[resultados líquidos]] anunciados mais (b) [[depreciação]], consumo (no caso de recursos finitos), [[amortização]] e alguns outros custos sem correspondente pagamento em dinheiro ... menos (c) a média anual de ''[[capex]]'' para instalações e equipamentos, etc., que o negócio exige para manter a sua posição competitiva de longo prazo e o seu volume de produção .... A nossa equação de ''owner-earnings'' não nos dá os números deceptivamente precisos que obtemos com o [[GAAP]], porque o (c) é uma adivinha - e logo uma que por vezes é muito difícil de fazer. Não obstante este problema, consideramos os ''owner earnings'', não o número do GAAP, como sendo o item relevante para efeitos de valorização ... Tudo isto aponta para a absurdidade dos números de ''[[cash flow]]'' que são normalmente avançados em relatórios de [[Wall Street]]. Estes números rotineiramente incluem (a) mais (b) - mas não subtraem (c)." (Warren Buffett, 1987) <ref>{{en}} {{cite web | last = Buffett | first = Warren E. | title = Carta aos accionistas relativa a 1986 | publisher = Berkshire Hathaway, Inc | date = 27 Fev 1987 | url = http://www.berkshirehathaway.com/letters/1986.html | accessdate =  2007-05-22}}</ref>
  
 
Resumindo, a fórmula de Warren Buffett é:
 
Resumindo, a fórmula de Warren Buffett é:

Revisão das 16h58min de 29 de novembro de 2007

Em 1986, quando Warren Buffett detalhou o seu método de valorização de acções, afirmou que o que usava para determinar os resultados de uma empresa era algo chamado "Owner earnings", que definiu da seguinte forma:

"Estes representam (a) os resultados líquidos anunciados mais (b) depreciação, consumo (no caso de recursos finitos), amortização e alguns outros custos sem correspondente pagamento em dinheiro ... menos (c) a média anual de capex para instalações e equipamentos, etc., que o negócio exige para manter a sua posição competitiva de longo prazo e o seu volume de produção .... A nossa equação de owner-earnings não nos dá os números deceptivamente precisos que obtemos com o GAAP, porque o (c) é uma adivinha - e logo uma que por vezes é muito difícil de fazer. Não obstante este problema, consideramos os owner earnings, não o número do GAAP, como sendo o item relevante para efeitos de valorização ... Tudo isto aponta para a absurdidade dos números de cash flow que são normalmente avançados em relatórios de Wall Street. Estes números rotineiramente incluem (a) mais (b) - mas não subtraem (c)." (Warren Buffett, 1987) <ref>((en)) Buffett, Warren E. (27 Fev 1987). Carta aos accionistas relativa a 1986. Berkshire Hathaway, Inc. Consultado a 2007-05-22.</ref>

Resumindo, a fórmula de Warren Buffett é:

Owner earnings =
Resultados líquidos 
+ Depreciação
+ Consumo
+ Amortização
+ Outros custos sem saída de dinheiro
- capex

Ou seja, é uma fórmula muito próxima do free cash flow (ou mesmo, equivalente a um free cash flow simplificado), com a diferença de que ele obtém um capex de cruzeiro através da média do capex ao longo de vários anos. Também parece existir uma preocupação maior com o capex para manter a posição competitiva, e não tanto com o capex necessário para crescer.

O que Warren Buffett critica no texto, é o uso solitário do EBITDA (que corresponde à parte positiva da sua fórmula) sem uma tentativa de se apurar o capex que lhe tem que ser deduzido.

Predefinição:Referências