Diferenças entre edições de "Juros acumulados"

Da Thinkfn
(Links relevantes)
(Sem diferenças)

Revisão das 08h35min de 23 de dezembro de 2007

Em finanças, juros acumulados são os juros que já se acumularam desde o investimento, ou desde o último pagamento de juros. Num instrumento financeiro como uma obrigação, o juro é pago em determinados períodos (na forma de um cupão) mas por vezes o juro é calculado diariamente e acrescentado ao preço da obrigação em caso de transacção desta. Esse juro é o juro acumulado.

Fórmula

A fórmula primária para calcular o juro acumulado num dado período é:


I_A = T \times P \times R

Onde I_A representa o juro acumulado, T é uma fracção de um ano, P é o capital, e R é a taxa de juro anualizada.

T é calculado da seguinte forma:


T = \frac{D_P}{D_Y}

Com D_P a ser o número de dias no período, e D_Y o número de dias no ano.

Um instrumento de juro composto adiciona o juro acumulado ao capital em cada período.

As principais variáveis que afectam o cálculo são o período entre pagamentos de juros e a convencção de contagem de dias usada para determinar a fracção do ano, bem como a convenção tratamento de feriados a ser usada.

Convenções de contagem de dias

As convenções mais comuns que afectam o cálculo de juros acumulados são:

  • actual/360 (dias por mês, dias por ano)

Cada mês é tratado normalmente e o ano é convencionado ter 360 dias, ou seja, num período de 1 de Fevereiro de 2005 a 1 de Abril de 2005, T é calculado como 59 a dividir por 360.

  • 30/360

Cada mês é tratado como se tivesse 30 dias, pelo que um período de 1 de Fevereiro de 2005 a 1 de Abril de 2005 considera-se ter 60 dias. O ano considera-se ter 360 dias. Esta convenção é muitas vezes usada pela sua facilidade de cálculo, fazendo com que os pagamentos sejam regulares e de montantes previsíveis.

  • actual/365

Cada mês é tratado normalmente, e o ano assume-se que tem 365 dias independentemente da ocorrência de um ano bissexto. Por exemplo, um período de 1 de Fevereiro de 2005 a 1 de Abril de 2005 considera-se ter 59 dias. Esta convenção resulta nos mesmos períodos terem durações ligeiramente diferentes.

  • actual/actual (ACT/ACT) - (1)

Cada mês é tratado normalmente, e o ano considera-se ter o número de dias real. Por exemplo, um período de 1 de Fevereiro de 2005 a 1 de Abril de 2005 teria 59 dias. Nesta convenção os anos bissextos afectam o resultado final.

  • actual/actual (ACT/ACT) - (2)

Cada mês é tratado normalmente, e o ano é o número de dias no período do cupão corrente vezes o número de cupões no ano (por exemplo, se o cupão é pagável em 1 de Fevereiro e em Agosto, então em 1 de Abril, os dias no ano são 362 - 181, o número de dias entre 1 de Fevereiro e 1 de Agosto, x2 pelo cupão semi-anual).

Tratamento de feriados

É necessária uma convenção para tratar os feriados porque a maior parte dos instrumentos só paga juros acumulados em dias úteis. Isto significa que os juros acumulados podem diferir ligeiramente dos dias passados. Convenções de tratamento de feriados comuns são:

  • Dia útil seguinte. A data de pagamento é passada para o próximo dia útil;
  • Dia útil seguinte modificado. A data de pagamento é passada para o dia útil seguinte, a menos que fazê-lo coloque o pagamento no próximo mês do calendário, caso em que a data de pagamento é passada para o dia útil anterior. Muitas instituições possuem procedimentos contabilísticos de final do mês que necessitam deste procedimento;
  • Dia útil anterior. A data de pagamento é passada para o dia útil anterior;
  • Dia útil anterior modificado. A data de pagamento é passada para o dia útil anterior, a menos que fazê-lo coloque o pagamento no mês anterior do calendário, caso em que a data de pagamento é passada para o dia útil seguinte. Muitas instituições possuem procedimentos contabilísticos de final do mês que necessitam deste procedimento.

Links relevantes

  • ISDA - Orgão de standards que governa a convenção de contagem de dias em paralelo com a ISMA
  • ISDA - Discussão das convenções de contagem de dias Actual/Actual da ISDA/ISMA/AFB
  • jFin Implementação em Java, open source, de aritmética financeira de datas