Diferenças entre edições de "Capital asset pricing model"

Da Thinkfn

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home1/thinkfnw/public_html/wiki/includes/diff/DairikiDiff.php on line 390
(Fórmula)
 
(18 edições intermédias não estão a ser mostradas.)
Linha 1: Linha 1:
 
{{Editar}}
 
{{Editar}}
 +
O '''CAPM''' ('''Capital asset pricing model''') é utilizado em [[finanças]] para determinar a taxa de retorno teórica apropriada de um determinado activo em relação a uma carteira de mercado perfeitamente diversificada.
  
[[Categoria:Teorias]]
+
Segundo o CAPM, o custo de capital corresponde à taxa de rendibilidade exigida pelos investidores como compensação pelo [[risco de mercado]] ao qual estão expostos. O CAPM considera que, num mercado competitivo, o [[prémio de risco]] varia proporcionalmente ao [[beta]]. Na sua forma simples o modelo prevê que o prémio de risco esperado, dado pelo [[retorno esperado]] acima da [[taxa de juro sem risco]], é proporcional ao [[risco não diversificável]], o qual é medido pela [[covariância]] do retorno do activo com o retorno do portfólio composto por todos os activos no mercado ou pelo β, que mede a contribuição do activo para a variância dos retornos do portfólio de mercado. Todos os investidores têm idênticas expectativas quanto às [[média]]s, [[variância]]s e covariâncias dos retornos dos diferentes activos no fim do período, isto é, têm expectativas homogéneas quanto á distribuição conjunta dos retornos.
 +
 
 +
O modelo foi criado por [[Jack Treynor]], [[William Forsyth Sharpe]], [[John Lintner]] e [[Jan Mossin]], independentemente, baseado no trabalho de [[Harry Markowitz]] sobre diversificação e teoria moderna de portfólio. Sharpe foi o vencedor do [[Prémio Nobel de Economia]] do ano de 1990, juntamente com Markowitz e [[Merton Miller]], por sua contribuição ao campo das finanças.
 +
 
 +
O '''CAPM''' ('''Capital asset pricing model''') é um dos modelos mais usados para calcular o custo / rentabilidade do [[capital próprio]] de uma empresa. Outros modelos usados são: ''[[Dividend Discount Model]]'' e ''[[Bond Yield plus risk premium]]''.
 +
 
 +
==Fórmula==
 +
:<tex>C_{cp} = R_f + \beta \times\[E(R_m)-R_f] </tex>
 +
 
 +
onde:
 +
 
 +
:*<tex>C_{cp}</tex> &ndash; Custo dos capitais próprios;
 +
 
 +
:*<tex> R_f</tex> &ndash; Taxa de juro de um activo sem risco;
 +
 
 +
:*<tex> \beta</tex> &ndash; Variação do activo face à variação do mercado <tex>\beta = \frac {\mathrm{Cov}(C_{cp},R_m)}{\mathrm{Var}(R_m)}</tex>,;
 +
 
 +
:*<tex> E(R_m)</tex> &ndash; Retorno esperado do mercado.
 +
 
 +
 
 +
Segundo o CAPM o retorno esperado de uma [[acção]] é dado pela soma da [[taxa de juro]] de uma aplicação sem risco e o prémio de risco exigido por se deter a acção.
 +
 
 +
A taxa de juro sem risco é definida por um activo que não tem risco de [[incumprimento]]. Normalmente considera-se a ''[[yield]]'' das obrigações do tesouro do estado a que pertence a acção.
 +
 
 +
O prémio de risco é o prémio que os investidores exigem para investir numa acção face à rentabilidade do activo sem risco. Considera o [[Beta]] da acção face ao índice principal do mercado em que a acção está cotada.
 +
 
 +
 
 +
[[Categoria:Teorias]][[Categoria:Conceitos]]

Edição atual desde as 09h01min de 10 de fevereiro de 2010

Editar.png
Artigo em edição
Este artigo está em processo de edição. Se puder, ajude a editá-lo.

O CAPM (Capital asset pricing model) é utilizado em finanças para determinar a taxa de retorno teórica apropriada de um determinado activo em relação a uma carteira de mercado perfeitamente diversificada.

Segundo o CAPM, o custo de capital corresponde à taxa de rendibilidade exigida pelos investidores como compensação pelo risco de mercado ao qual estão expostos. O CAPM considera que, num mercado competitivo, o prémio de risco varia proporcionalmente ao beta. Na sua forma simples o modelo prevê que o prémio de risco esperado, dado pelo retorno esperado acima da taxa de juro sem risco, é proporcional ao risco não diversificável, o qual é medido pela covariância do retorno do activo com o retorno do portfólio composto por todos os activos no mercado ou pelo β, que mede a contribuição do activo para a variância dos retornos do portfólio de mercado. Todos os investidores têm idênticas expectativas quanto às médias, variâncias e covariâncias dos retornos dos diferentes activos no fim do período, isto é, têm expectativas homogéneas quanto á distribuição conjunta dos retornos.

O modelo foi criado por Jack Treynor, William Forsyth Sharpe, John Lintner e Jan Mossin, independentemente, baseado no trabalho de Harry Markowitz sobre diversificação e teoria moderna de portfólio. Sharpe foi o vencedor do Prémio Nobel de Economia do ano de 1990, juntamente com Markowitz e Merton Miller, por sua contribuição ao campo das finanças.

O CAPM (Capital asset pricing model) é um dos modelos mais usados para calcular o custo / rentabilidade do capital próprio de uma empresa. Outros modelos usados são: Dividend Discount Model e Bond Yield plus risk premium.

Fórmula

C_{cp} = R_f + \beta \times\[E(R_m)-R_f]

onde:

  • C_{cp} – Custo dos capitais próprios;
  •  R_f – Taxa de juro de um activo sem risco;
  •  \beta – Variação do activo face à variação do mercado \beta = \frac {\mathrm{Cov}(C_{cp},R_m)}{\mathrm{Var}(R_m)},;
  •  E(R_m) – Retorno esperado do mercado.


Segundo o CAPM o retorno esperado de uma acção é dado pela soma da taxa de juro de uma aplicação sem risco e o prémio de risco exigido por se deter a acção.

A taxa de juro sem risco é definida por um activo que não tem risco de incumprimento. Normalmente considera-se a yield das obrigações do tesouro do estado a que pertence a acção.

O prémio de risco é o prémio que os investidores exigem para investir numa acção face à rentabilidade do activo sem risco. Considera o Beta da acção face ao índice principal do mercado em que a acção está cotada.