Diferenças entre edições de "Análise de sensibilidade"

Da Thinkfn
(Nova página: Uma '''análise de sensibilidade''' é uma análise que procura estabelecer o impacto da alteração de alguns parâmetros, nos resultados de uma empresa ou portfolio. ==Método== Ge...)
 
 
(uma edição intermédia não está a ser mostrada.)
Linha 7: Linha 7:
  
 
==Exemplo do Value at Risk==
 
==Exemplo do Value at Risk==
Um exemplo de análise de sensibilidade, é o [[VaR]]. Neste, é construído um modelo do portfolio, incluindo as posições detidas pelo portfolio, as volatilidades de cada uma dessas posições e as correlações entre si. A partir desses dados passa a ser possível estimar para um dado período temporal, qual a perda máxima expectável dentro de um determinado [[intervalo de confiança]].
+
Um exemplo de análise de sensibilidade, é o [[VAR|VaR]]. Neste, é construído um modelo do portfolio, incluindo as posições detidas pelo portfolio, as volatilidades de cada uma dessas posições e as correlações entre si. A partir desses dados passa a ser possível estimar para um dado período temporal, qual a perda máxima expectável dentro de um determinado [[intervalo de confiança]].
  
 
==Ver também==
 
==Ver também==
 
*[[Ceteris paribus]]
 
*[[Ceteris paribus]]
*[[VaR]]
+
*[[VAR|VaR]]
 
+
*[[Stress test]]
  
 
[[Categoria:Conceitos]]
 
[[Categoria:Conceitos]]

Edição atual desde as 06h57min de 19 de março de 2010

Uma análise de sensibilidade é uma análise que procura estabelecer o impacto da alteração de alguns parâmetros, nos resultados de uma empresa ou portfolio.

Método

Geralmente a análise de sensibilidade passa pela construção de um modelo da realidade que estamos a simular, com as relações entre os parâmetros e as variáveis e resultados de um sistema. Uma vez construído esse modelo, em software específico ou numa folha de cálculo (por exemplo, em Excel), passa a ser possível variar os parâmetros cujo efeito se quer determinar, e a observar os resultados do modelo.

Assim, podem estimar-se impactos sobre os resultados de um modelo de uma empresa, da variação de preços, volumes, taxas de juro, taxas de câmbio, custos, etc, podendo de seguida a empresa tomar medidas tácticas ou estratégicas de acordo com aquilo que observa.

Exemplo do Value at Risk

Um exemplo de análise de sensibilidade, é o VaR. Neste, é construído um modelo do portfolio, incluindo as posições detidas pelo portfolio, as volatilidades de cada uma dessas posições e as correlações entre si. A partir desses dados passa a ser possível estimar para um dado período temporal, qual a perda máxima expectável dentro de um determinado intervalo de confiança.

Ver também