Diferenças entre edições de "Função massa de probabilidade"

Da Thinkfn
Linha 1: Linha 1:
A '''função massa de probabilidade'''  (também designada por ''função probabilidade'' ) faz corresponder a cada valor <tex>x</tex> do [[espaço de resultados]] - que é obrigatoriamente um [[conjunto enumerável]]) - um valor <tex>y</tex> real positivo menor ou igual a 1 , valor esse que indica a [[probabilidade]] da [[variável aleatória discreta]] <tex>X</tex> para o valor <tex>x</tex>.
+
A '''função massa de probabilidade'''  (também designada por ''função probabilidade'' ) faz corresponder a cada valor <tex>x</tex> do espaço de resultados  - que é obrigatoriamente um conjunto enumerável) - um valor <tex>y</tex> real positivo menor ou igual a 1 , valor esse que indica a [[probabilidade]] da [[variável aleatória discreta]] <tex>X</tex> para o valor <tex>x</tex>.
  
Por outras palavras, seja <tex>\Omega</tex> o [[espaço amostral]], e <tex>f: \Omega \rightarrow \mathbb{R}</tex> a '''função massa de probabilidade'''. Então temos que:
+
Por outras palavras, seja <tex>\Omega</tex> o espaço amostral, e <tex>f: \Omega \rightarrow \mathbb{R}</tex> a '''função massa de probabilidade'''. Então temos que:
  
 
* <tex>0 < f(x) <= 1\,</tex>
 
* <tex>0 < f(x) <= 1\,</tex>
Linha 9: Linha 9:
 
* <tex> f(x) = P(X = x)\,</tex>
 
* <tex> f(x) = P(X = x)\,</tex>
  
Pode-se estender a [[função]] a qualquer [[superconjunto]] do espaço amostral; nesse caso temos que <tex> 0 <= f(x) <= 1\,</tex>.
+
Pode-se estender a função a qualquer superconjunto do espaço amostral; nesse caso temos que <tex> 0 <= f(x) <= 1\,</tex>.
  
  
Linha 32: Linha 32:
  
  
{{Wikipedia|Função_massa_de_probabilidade}}
+
{{Wikipedia|Função massa de probabilidade}}
  
 
[[Categoria:Estatística]]
 
[[Categoria:Estatística]]

Revisão das 15h18min de 22 de novembro de 2008

A função massa de probabilidade (também designada por função probabilidade ) faz corresponder a cada valor x do espaço de resultados - que é obrigatoriamente um conjunto enumerável) - um valor y real positivo menor ou igual a 1 , valor esse que indica a probabilidade da variável aleatória discreta X para o valor x.

Por outras palavras, seja \Omega o espaço amostral, e f: \Omega \rightarrow \mathbb{R} a função massa de probabilidade. Então temos que:

  • 0 < f(x) <= 1\,
  • \sum_{x \in \Omega} f(x) = 1\,
  •  f(x) = P(X = x)\,

Pode-se estender a função a qualquer superconjunto do espaço amostral; nesse caso temos que  0 <= f(x) <= 1\,.


Exemplo

S={1,2,3,4,5} / A={0,1} (supomos: 0 significa falso e 1 verdadeiro)

X : é numero par (X é a variável aleatória) X : S -> A

A cardinalidade do espaço amostral S é 5.

Então temos,

X:     x=0   x=1
f(x):  3/5   2/5

Ver também


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Função massa de probabilidade. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.