Tier 2

Da Thinkfn

O capital Tier 2 é uma medida da saúde financeira de um banco de acordo com a segunda forma mais fiável de capital, do ponto de vista de um regulador. As formas de capital foram standardizadas no acordo Basel I, não tendo sido alteradas no acordo Basel II. Estes acordos foram depois adoptados na maioria dos países do mundo pelos reguladores locais.

O capital Tier 1 é considerado a forma mais fiável (estável) de capital.

Existem várias classificações para o capital Tier 2. No acordo Basel I, este é categorizado como reservas ocultas, reservas de reavaliação, provisões gerais, instrumentos híbridos e dívida subordinada.

Reservas ocultas

As reservas ocultas não são comuns, mas são aceites por alguns reguladores quando um banco possui um lucro, mas este não está descriminado nos seus resultados transitados ou nas reservas gerais do banco.

Reservas de reavaliação

Um reserva de reavaliação é uma reserva criada quando uma empresa reavalia um activo, e regista um crescimento de valor deste. Um exemplo dá-se quando uma empresa tem nos seus livros edifícios comprados há muitos anos e os reavalia reconhecendo o seu aumento de valor. Essa subida de valor reflecte-se na criação de uma reserva de reavaliação.

Provisões gerais

Uma provisão geral é criada quando uma empresa reconhece a possibilidade de uma perda ocorrer, mas ainda não sabe qual será a natureza exacta dessa perda. Antes do standard IFRS, as provisões gerais eram normalmente criadas para provisionar perdas que eram esperadas no futuro. Visto que tal não representava perdas já realizadas, os reguladores tendiam a aceitar que estas fossem contadas como capital.

Instrumentos híbridos

Instrumentos híbridos são instrumentos que possuem algumas características tanto de dívida, como de capital próprio. Desde que estes sejam próximos de capital próprio no sentido em que perdas de valor não possam levar a uma liquidação do banco, eles podem ser contados como capital.

Dívida subordinada

Dívida subordinada é dívida que tem uma senioridade mais baixa que os depositantes do banco.

Ver também

Links relevantes