Teoria comportamental

Da Thinkfn

A Teoria Comportamental marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na gestão. Para muitos, representa a aplicação da Psicologia organizacional à gestão. Surgiu em 1947, com o livro "O Comportamento Administrativo", de Herbert Alexander Simon que dá início à Teoria das decisões e críticas, e às Teorias clássica e das relações humanas - fundando a teoria comportamental.

Esta teoria assenta em novas proposições acerca da motivação humana, nomeadamente as contribuições de McGregor, Maslow e Herzberg. O gestor precisa de conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas.

Um dos assuntos predilectos dos behavioristas é o que trata dos estilos de gestão. McGregor traça dois extremos: a Teoria X e a Teoria Y.

Outro aspecto importante da Teoria comportamental é o processo decisorial.

Todo o indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões.

A ideia de um tomador de decisões, dentro de uma racionalidade limitada pela escassez de informações que podem obter e processar, conduz ao conceito do homem administrativo, que se comporta procurando soluções satisfatórias e não soluções óptimas.

Nas organizações existem sempre conflitos entre os objectivos individuais e os objectivos organizacionais. Na medida em que as organizações pressionam para alcançar os seus objectivos, elas privam os indivíduos da satisfação de seus objectivos pessoais, e vice-versa.

O comportamento organizacional é o tema preferido pelos behavioristas na teoria administrativa. A reciprocidade entre os indivíduos e organizações e suas relações de intercâmbio são importantes para o estudo das organizações.

Necessidades humanas

O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas. Maslow apresentou a teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência:

  • Necessidades fisiológicas
  • Necessidades de segurança
  • Necessidades sociais (afecto)
  • Necessidades de estima (status)
  • Necessidades de auto-realização

Por fim, uma extensa apreciação crítica a respeito da teoria comportamental na gestão como uma tentativa de balanço das suas contribuições e das suas limitações mostra a sua profunda influência na teoria administrativa.

Ver também


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Teoria comportamental. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.