Sentimento

Da Thinkfn

O sentimento de mercado é o agregado das opiniões da comunidade de investidores acerca do movimento esperado do mercado. Por exemplo, se o sentimento de mercado é bullish a maior parte dos investidores espera uma subida, se é bearish a maior parte espera uma queda.

Existem muitos métodos técnicos e estatísticos de aferir o sentimento de mercado, tais como:

  • breadth/largura do mercado: comparar o número de titulos que sobe com o número que desce;
  • novos máximos contra novos mínimos (regra geral isto refere-se a máximos ou mínimos nas últimas 52 semanas ou seja, no último ano);
  • Inquéritos, como os conduzidos pela American Association of Individual Investors;
  • Rácios put/call, que comparam o volume transaccionado de puts com o volume de calls;

A importância do sentimento de mercado resume-se no comentário de Thomas Dorsey no livro "Point and Figure Charting", onde ele afirma que a direcção do mercado em geral tem uma influência de 66% na direcção de cada papel em particular. Ou seja, uma maré enchente faz subir todos os barcos.

Sentimento de mercado como opinião contrária

Extremos bullish ou bearish em medidas de sentimento de mercado costumam ser vistos como pontos de inversão do mercado. Isto porque as pessoas tendem a estar bullish ou bearish de acordo com posições que já tomaram, pelo que quando estamos perante um extremo de sentimento bullish, já existem poucas pessoas para sustentar o mercado comprando (já quase todos compraram o que queriam), e num extremo bearish já existem poucos para vender, uma vez que já quase todos venderam o que queriam.

Métodos de medição

Medidas de sentimento directas (inquéritos)

O quadro abaixo apresenta algumas das medidas de sentimento directas disponíveis no mercado, e respectivas características.

AAII Investor Intelligence Merrill Lynch Yale School
Índice AAII Sentiment Survey Advisor's Sentiment Global Fund Manager Survey Stock Market Confidence Index
Lançamento 1987 1960 1985 1989
Frequência Semanal Semanal Mensal Mensal
Período 6 meses 1-2 semanas 6-12 meses 12 meses
Participantes Investidores individuais Autores de Newsletters Gestores de fundos Investidores institucionais e individuais
Disponibilidade Subscritores Subscritores Subscritores Grátis
SentimentoAAII.png

Volatilidade

As medidas de volatilidade implícita no mercado são por vezes usadas como indicadores contrários de sentimento (volatilidade muito elevada leva a topos, muito baixa, a fundos). Algumas dessas medidas são:

Rácios put/call

Medidas de "largura" (breadth) do mercado

É visto como positivo para o mercado, que o mercado suba como um conjunto, e como negativo que suba de forma "estreita", ou seja, quando apenas alguns papéis estão a levar a totalidade do mercado para cima.

Algumas medidas de breadth (largura) do mercado:

Relação com fundos de investimento

Existem duas medidas associadas a fundos de investimento que dão pistas para o mercado:

  • A relação entre investimento em fundos curtos e fundos longos, nas famílias de fundos que possuem ambos. Aqui é particularmente observado o Rácio Rydex, da família de fundos Rydex;
  • O comportamento do prémio/desconto em fundos fechados. Quando um fundo fechado de um dado serctor ou geografia transacciona a um prémio substancial, geralmente esse sector está demasiado quente. Quando a um desconto substancial, demasiado recessivo. Os mecanismos de arbitragem tendem a eliminar esse tipo de desvios, pelo que eles permanecerem é geralmente significativo.

Commitment of traders

O relatório COT dá uma ideia do posicionamento dos especuladores face a uma série de activos. A ideia é de que quando essa exposição é excessivamente longa ou curta, tal constitui um sinal contrário.

Outra forma de olhar para o relatório, é pensar que os hedgers e/ou os comerciais, tendem a estar mais frequentemente correctos (eles serão a contraparte dos especuladores).

Porém, dir-se-ia que enquanto as posições longas ou curtas são contruídas, geralmente será um sinal coincidente.

Insiders

Geralmente, acredita-se que os insiders estão melhor informados sobre as perspectivas das suas firmas, pelo que quando o rácio entre o que vendem e o que compram se torna excessivo, é um sinal de venda no mercado. Ao mesmo tempo, quando esse rácio baixa significativamente, é um sinal de compra.

Os insideres, por diversos motivos entre os quais a diversificação, tendem sempre a ser mais vendedores, pelo que um sinal positivo para o mercado é apenas um abrandamento significativo da sua actividade de venda, e não tanto um comprar generalizado.

Níveis de cash

É geralmente visto como um sinal contrário, neste caso um sinal de venda, quando os níveis de cash pronto para ser investido nos fundos de investimento, é muito baixo, e vice-versa - um sinal de compra quando o nível de cash é muito elevado.

Ver também

Links relevantes



Forum.jpg Este assunto possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.