Risco de taxa de juro

Da Thinkfn

O risco de taxa de juro é o risco que resulta para um portfolio ou empresa, de uma variação desfavorável das taxas de juro.

O risco de taxa de juro de um instrumento de taxa fixa, é geralmente medido pela sua Duration.

Tipos de risco de taxa de juro

Existem 4 tipos de risco de taxa de juro:

  • Risco de base (basis risk) - O risco que advém de quando as taxas de juro dos activos são remuneradas segundo bases/indexantes diferentes das taxas de juro dos passivos. Por exemplo, podem os activos estar indexados à LISBOR e os passivos à Euribor.
  • Risco de curva de taxas de juro (yield curve risk) - O risco que advém de movimentos desfavoráveis em vários segmentos da curva de taxas de juro, o qual pode provocar problemas a uma entidade em que os activos e passivos estejam em diferentes segmentos da curva com proporções diferentes.
  • Risco de repricing (repricing risk) - o risco que advém de os diversos activos e passivos reindexarem em alturas e taxas diferentes.
  • Risco de opção (option risk) - o risco que advém da opcionalidade inerente a alguns passivos e activos, que pode levar por exemplo os detentores de Hipotecas a taxa fixa a refinanciarem-nas perante uma baixa de taxas de juro.

O risco de taxa de juro é particularmente importante para instituições financeiras, sendo que uma instituição não financeira terá risco essencialmente na possibilidade dos seus passivos a taxa variável levarem a um acréscimo de custos perante uma subida das taxas de juro (e menos comum, a ver as suas aplicações gerarem menos receita num ambiente de descida de taxas de juro).

O risco de taxa de juro também se faz sentir em portfolios de taxa fixa, que perdem valor perante subidas das taxas de juro, perdendo tanto mais valor quanto maior a sua duration (quanto mais longa for a sua maturidade).

Hedging

O risco de taxa de juro pode ser hedged usando instrumentos de taxa fixa e swaps de taxa de juro, de forma a criar um perfil de reacção a variações de taxa de juro semelhante nos passivos e activos. Também é comum mitigar o risco de taxa de juro, comprando obrigações de taxa fixa com maturidades mais curtas.

Ver também