Rácio put/call

Da Thinkfn

O rácio Put/Call é uma medida frequentemente utilizada para determinar o sentimento dos investidores num mercado.

A ideia é de que quando os investidores estão excessivamente pessimistas comprarão muito mais puts que calls, levando a um rácio put/call elevado, e a uma subida do mercado no curto prazo. Igualmente, quando os investidores estão excessivamente optimistas comprarão muito mais calls que puts, levando a um rácio put/call baixo, e a uma queda do mercado no curto prazo.

É portanto uma medida de sentimento cuja interpretação é feita à luz da opinião contrária.

Cálculo

Existem 3 formas mais usuais de calcular o rácio put/call.

Usando volume

O rácio é igual à quantidade de puts transaccionadas num dado período (geralmente um dia) a dividir pela quantidade de calls transaccionadas no mesmo período.

Usando o open interest

O rácio é igual à quantidade de puts abertas a dividir pela quantidade de calls abertas.

Usando o valor das opções abertas

Este rácio envolve mais trabalho pois para cada instrumento é preciso valorizar todas as puts e calls existentes à sua última cotação. O rácio é igual ao somatório do valor das puts a dividir pelo somatório do valor das calls.

Tipos

É normal separar-se o rácio put/call entre o rácio que resulta de só se considerar puts e calls sobre índices, e só se considerar puts e calls sobre acções.

Put/Call de índices

É um rácio bastante afectado pela actividade institucional de hedging das carteiras, visto que as puts, nomeadamente puts "out-of-the-money" são utilizadas como uma espécie de seguro para portfolios essencialmente longos. Assim, este rácio aparece algo distorcido por essa tomada constante de posições protectivas.

Equity Put/Call ou Put/Call sobre acções

É um rácio que só considera a actividade em puts e calls sobre acções, e geralmente visto como sendo mais fiável.

Equity Put/Call como indicador contrário

Um nível elevado de puts transaccionadas versus calls, potencialmente indica um fundo do mercado, um nível elevado de calls versus puts, um topo. Abaixo fica uma aplicação corrente na geração de sinais.

EquityPutCall.png


Ver também

Links relevantes


Forum.jpg Este assunto possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.