Pump and dump

Da Thinkfn

O “Pump and Dump” consiste em utilizar os media, publicações de research, fóruns ou qualquer outra forma de chegar ao público investidor, para publicitar um dado activo no qual se tenha uma posição que se deseja vender.

Esta prática foi muito publicitada nos media em alguns casos em que os fóruns da internet foram usados para promover acções pouco líquidas que transaccionam em mercados secundários, sendo que os promotores depois vendiam ao mesmo tempo que promoviam essas acções. Muitas vezes esta prática é combinada com outras práticas como os negócios fictícios, para dar a aparência de um mercado activo nas acções assim inflaccionadas.

Exemplos

Uma das instâncias mais famosas desta prática (talvez não intencional), foi quando Jeff Vinik, o gestor do Fidelity Magellan, o maior fundo de gestão activa de acções no mundo, estavanuma conferência a falar bem das acções de semicondutores ao mesmo tempo que o seu fundo vendia dessas acções no mercado.

Elliot Spitzer, na sua cruzada contra as más práticas em Wall Street, também descobriu alguns e-mails interessantes em que analistas se referiam a algumas dotcoms altamente inflaccionadas que eles cobriam como sendo “POS” ("pile of shit", montes de merda), isto ao mesmo tempo que nos seus relatórios de research sobre essas mesmas acções lhes atribuíam recomendações de “Comprar” e “Comprar Forte”, evidentemente porque queriam obter parte dos ganhos que vinham de vender essas mesmas acções ao público investidor (em OPV’s). Isto também se qualificaria como um “Pump & Dump”.