Produção industrial

Da Thinkfn

A produção industrial (em inglês, Industrial production) mede a variação da produção industrial de um País, sendo a produção considerada o output físico de fábricas, indústria extractiva (minas) e utilities.

A relevância deste indicador vem de que a volatilidade da produção industrial, junto com o seu peso na economia, levam a que a dita tenha muitas vezes um papel importante na entrada em recessão de um País, nomeadamente quando é antecedida de acumulação de stocks.

Industrial production, EUA

Produção industrial

O índice de Industrial Production é um índice reportado mensalmente. Constitui uma medida da produção física das fábricas, minas e utilities dos EUA, com essa produção ponderada por pesos fixos. A maior componente é a produção manufacturada, e esta pode ser estimada com precisão usando o total de horas de trabalho usadas em manufactura, total esse disponível no relatório de emprego. A componente mais difícil de estimar é a produção das utilities, que se afigura bastante volátil, geralmente devido a mudanças de clima (no verão, aumentos de temperatura levam a maior uso de ar condicionado e portanto, maior consumo eléctrico. No inverno tempo mais frio leva a maiores necessidades de aquecimento, e vice-versa).

Utilização da capacidade

Além da produção, o relatório mensal providencia também uma medida da utilização da capacidade disponível. Esta medida é tradicionalmente vista como uma medida da folga que existe para produzir mais sem pressão inflacionista. No entanto, é de referir que a estimativa da capacidade disponível é notoriamente difícil de obter, sendo assim pouco de confiar os números aqui relatados. Em todo o caso, normalmente olha-se para os 85% de utilização de capacidade, como a fronteira acima da qual podem surgir pressões inflacionistas, sendo de confirmar com outros indicadores.

Relevância

Assume-se que ao longo do tempo, no Ocidente, a produção industrial tem perdido alguma relevância, visto que o seu peso tanto no emprego como na economia em geral se encontra diminuído. Este poderá ter sido um factor que contribuiu para atenuar os ciclos económicos nas últimas décadas.

Links relevantes