Pier loan

Da Thinkfn

Uma pier loan (em português, empréstimo-cais) é um financiamento temporário que, devido ao arrefecimento do mercado secundário para dívida, se tornou algo permanente. É uma bridge loan que correu mal e se tornou impossível de sindicar ou de tornar em financiamento permanente de outra natureza.

Origem do termo

A alusão a pier (cais), vem de que o empréstimo original é uma ponte (bridge), que quando não se completa (chega à outra margem, ao financiamento permanente), se transforma num cais (pier), ou seja, uma ponte para lado nenhum (um cais é como uma ponte incompleta, termina no meio da água).

Mecânica

Geralmente, operações que necessitam de grandes montantes aprovados rapidamente, como aquisições e Leveraged buyouts, são financiados temporariamente com bridge loans, na perspectiva de, de seguida, se substituir esse financiamento por financiamento mais permanente, seja por sindicação (divisão entre vários bancos do montante emprestado), seja por emissão de dívida na forma de obrigações, de forma a passar o risco para o mercado.

Porém, se algo de negativo acontece à entidade a ser financiada entre o momento da operação e o financiamento permanente, ou se o mercado de dívida arrefece de tal forma a ser impossível fazer novas emissões, pode acontecer que o financiamento temporário (bridge loan) se torne, para quem o efectuou, permanente (pier loan), por se torna impossível de colocar a dívida.

Estas situações são altamente indesejáveis, visto que o tipo de operações que as bridge loans financiam são geralmente muito alavancadas, logo de maior risco, além de a dívida estar, inicialmente, concentrada em poucos, ou num único, financiador.

Ver também