Price/Sales

Da Thinkfn
(Redireccionado de P/Sales)
PriceSales.PNG

O Price-to-Sales, Price/Sales ou P/Sales (P/S) é um rácio financeiro, que relaciona as vendas da empresa com a sua capitalização bolsista.

Ou seja, o Price/Sales é quantas vezes o investidor paga pelas vendas da empresa.

É portanto uma medida de valorização da empresa, que pode ser útil para estabelecer a valorização relativa entre empresas onde as margens sejam relativamente semelhantes, ou potencialmente para descobrir casos onde, tendo nós uma razão para acreditar na subida das vendas e tendo a empresa margens interessantes, possamos estar perante um Price/Sales muito baixo que indique uma subvalorização substancial.

Cálculo do Price/Sales

O Price/Sales é fácil de calcular, sendo a sua fórmula:

\mbox{P/S}=\frac{\mbox{Capitalizacao\ bolsista}}{\mbox{Vendas}}

Vantagens do Price/Sales

A vantagem mais óbvia é que o Price/Sales providencia uma medida de valorização relativa de cada empresa, especialmente entre empresas do mesmo sector e com margens equivalentes, mas pode ainda ser útil em cenários de screening para obter empresas potencialmente muito subvalorizadas se acreditarmos numa melhoria das vendas e essas empresas possuirem boas margens, ou se acreditarmos numa melhoria das margens.

Outras vantagens são:

  • Ao contrário do PER pode ser calculado para empresas com resultados negativos.
  • Comparativamente com o PER e com o PBV é mais díficil de manipular
  • É menos volátil que o PER
  • É bastante apropriado para valorizar empresas em indústrias cíclicas ou em que o ciclo de vida do produto esteja na maturidade. Também é apropriado para empresas em início de actividade em que não existem registos de resultados.

Defeitos do Price/Sales

O Price/Sales tem muitos defeitos óbvios:

  • Leva em conta as vendas, mas o significado das vendas é brutalmente diferente consoante se tratem de vendas com margens baixas ou elevadas. Portanto, ao existirem diferenças nas margens, o rácio rapidamente perde o seu significado. Por exemplo, empresas que servem essencialmente de intermediários (tradings, etc) costumam ter vendas com margens muito baixas, e por isso apresentam Price/Sales também eles incrivelmente baixos;
  • Não leva em conta a estrutura de financiamento da empresa. Quer isso dizer que uma empresa muito endividada não vê esse facto reflectido muito negativamente no Price/Sales apresentado, sendo que outras medidas baseadas no enterprise value (EV) reflectirão melhor essa realidade;
  • Não leva em conta o crescimento da empresa, que faz com que um Price/Sales aparentemente elevado no presente possa ser um Price/Sales baixo no futuro próximo. Isto é particularmente grave se as vendas que estão a ser utilizadas para calcular o Price/Sales forem baixas em termos absolutos, pois nesse caso terão facilidade em crescer a taxas percentuais muito elevadas.

Price/Sales do mercado

Podemos também apurar um Price/Sales para a totalidade do mercado. O Price/Sales para a totalidade do mercado calcula-se pelo somatório de todas as capitalizações de todas as empresas divididas pela soma de todas as vendas de todas as empresas:

\mbox{P/Smercado}=\frac{\sum \mbox{Capitalizacoes\ bolsistas}}{\sum \mbox{Vendas}}

Links relevantes