Trader

Da Thinkfn
(Redireccionado de Operador)

Um trader é alguém que compra e vende instrumentos financeiros em bolsa, tais como acções, obrigações ou derivados, com o objectivo de obter lucros. Os traders podem ser profissionais que trabalham em instituições financeiras, ou simplesmente particulares que transaccionam por conta própria com objectivos de investimento ou especulação.

Também se denominam por traders aqueles que executam as ordens de terceiros numa corretora, introduzindo-as no sistema de negociação. De forma mais exacta, estes seriam operadores de bolsa.

O trader pode negociar apenas o fluxo de ordens visando o aproveitamento da diferença entre os fluxos de compras e de vendas para conseguir lucros, ou aproveitar determinada tendência dos preços, para ganhar com a diferença entre a compra e a venda.

Trader versus investidor

Um trader diferencia-se de um investidor na medida em que o investidor tende a comprar as acções de determinada empresa pelo valor do negócio e pela sua capacidade de gerar cash flows e distribuir dividendos (remunerar o accionista), numa perspectiva de longo prazo.

Já o trader tende a retirar lucros no curto prazo, aproveitando o movimento de preços de determinada acção. Geralmente, dá mais atenção a como determinada notícia, facto fundamental ou o simples movimento dos preços no mercado (muitos utilizam para o efeito a análise técnica) pode afectar as expectativas e esperanças dos outros intervenientes no mercado e, consequentemente, o preço, tentando daí tirar aproveitamento, do que propriamente ao valor da empresa no futuro com a expectativa daí tirar dividendos.

Entre os traders, podemos encontrar os day traders , swing traders e trend followers. Entre os investidores, os value investors e os growth investors.

Metodologia

Os traders têm de utilizar sempre um intermediário financeiro, que tanto pode ser um broker (corretor) como um banco. A maioria dos traders profissionais que trabalham por conta própria, utilizam as corretoras online. Estas normalmente apresentam um melhor preçário do que a banca/corretora tradicional, permitindo um melhor e maior aproveitamento da volatilidade do mercado, negociando por vezes dentro do próprio spread entre o preço de compra e venda.

A grande maioria dos traders utiliza software especializado de análise técnica como forma de tentar prever o futuro movimento de preços e daí tirar proveito económico com a oscilação/tendência dos mesmos. Como parte integrante desse processo de análise, podem utilizar modelos matemáticos de gestão de capital e risco (risk & money management) que lhes permitem optimizar a alocação de capital e definir objectivos de preços e limites de lucros (stop profit) e perdas (stop loss).

Ver também