Nível de preços

Da Thinkfn

Um nível de preços, (price level), é uma medida hipotética dos preços gerais para um conjunto de bens e serviços, numa dada região durante um intervalo específico, e normalizada em relação a um conjunto base. Tipicamente, um "nível" de preços é aproximado por um "índice" de preços.

Fundação teórica

A dicotomia clássica é o pressuposto de que existe uma distinção relativamente clara entre aumentos ou diminuições gerais dos preços e as variáveis económicas "reais" subjacentes. Assim se, em geral, os preços aumentam ou diminuem, pressupõe-se que esta alteração pode ser decomposta da seguinte forma.

Dado um conjunto C de bens e serviços, o valor total das transacções em C no momento t é

\sum_{c\,\in\, C} (p_{c,t}\cdot q_{c,t})=\sum_{c\,\in\, C} [(P_t\cdot p'_{c,t})\cdot q_{c,t}]=P_t\cdot \sum_{c\,\in\, C} (p'_{c,t}\cdot q_{c,t})

onde

p_{c,t}\, representa o preço dominante de c no momento t
q_{c,t}\, representa a quantidade de c no momento t
P_t é o nível de preços no momento t
p'_{c,t} representa o preço "real" de c no momento t

Um "nível" de preços difere de um "índice" de preços na medida em que a existência do primeiro depende da dicotomia clássica, enquanto que o segundo é simplesmente um cálculo, e muitos outros cálculos semelhantes serão possíveis, independente de terem ou não significado.

Significado

Se, realmente, um nível de preços pudesse ser apontado, então seria possível "medir" a diferença nos preços gerais entre duas regiões ou intervalos. Por exemplo, a taxa de inflação poderia ser medida da seguinte forma:

\frac{P_{t_1}-P_{t_0}}{t_1 -t_0}

e o crescimento ou contração económica "real" podiam ser distinguidos de meras alterações nos preços deflaccionando o PIB ou qualquer outra medida:

\frac{(PIB)_{t_1}}{P_{t_1}}-\frac{(PIB)_{t_0}}{P_{t_0}}

Ver também

Referências

  • McCulloch, James Huston (1982). Money and Inflation: A Monetarist Approach, 2ª ed (em inglês), Harcourt Brace Jovanovich / Academic Press.