Munehisa Homma

Da Thinkfn
Munehisa Homma
Munehisa Homma (本間 宗久) (também conhecido como Sokyu Homma, Sokyu Honma) (1724-1803), foi um comerciante de arroz de Sakata, no Japão, que transaccionava no mercado de arroz de Ojima, em Osaka durante o Shogunato de Tokugawa. Homma é muitas vezes considerado o pai do método gráfico dos Candlesticks e o seu sucesso no trading diz-se ter-lhe valido o titulo de Samurai honorário.

Até 1710, só se transaccionava arroz físico, tendo nessa altura surgido um mercado de futuros onde cupões eram transaccionados, prometendo uma entrega de arroz numa data futura. A partir de aqui, gerou-se um mercado secundário nesses cupões, onde Homma floresceu. Rumores contam que ele terá estabelecido uma rede pessoal de homens, estacionados de 6 em 6km, entre Sakata e Osaka (que distam cerca de 600km), de forma a comunicar os preços de mercado [1]

Em 1755, Homma escreveu (三猿金泉秘録, San-en Kinsen Hiroku, A fonte de Ouro - O registo de dinheiro dos três macacos), o seu primeiro livro sobre psicologia do mercado. Neste, Homma relata que o aspecto psicológico do mercado é crítico para o sucesso no trading, e que as emoções dos traders têm uma influência significativa nos preços do arroz. Ele nota ainda que isto pode ser usado para um trader se posicionar contra o mercado "quando todos estão bearish, existe razão para os preços subirem"[2] (e vice versa).

Homma descreve a rotação de Yang (um mercado bull) e Yin (um mercado bear) e diz que dentro de cada tipo de mercado, existe uma instância do outro tipo. Homma também parece ter usado o tempo e o volume de mercado, bem como o preço, na adopção das suas posições de trading.

Considera-se que Homma foi o trader com maior sucesso da história, ao gerar ganhos de mais de $100 biliões aos preços de hoje, com alguns anos a significarem ganhos superiores a $10 biliões a preços correntes.

Derivado desse sucesso nos mercados de arroz, Homma tornou-se o conselheiro financeiro do governo e recebeu o titulo de Samurai honorário.

Algumas fontes sustentam que Homma foi autor de outros dois livros, (酒田戦術詳解, Sakata Senjyutsu Syokai, Um comentário integral da estratégia de Sakata) e (本間宗久相場三昧伝, Homma Sokyu Soba Zanmai Den, Homma Sokyu - Histórias de uma vida imersa no mercado)

Steve Nison, um trader americano em Wall Street, descobriu os Sakata Charts/Sakata Methods num broker japonês. Método esse que adoptou e levou para os EUA, publicando vários artigos e livros sobre o assunto referindo-o como um método da análise técnica, mas como um nome mais ocidental e pelo qual é hoje mais conhecido: Candlesticks.

Referências

  1. Candlestick Charting Explained: Timeless Techniques for Trading Stocks and Futures, Gregory L. Morris, McGraw-Hill, 2006, ISBN 007146154X / 9780071461542
  2. Beyond Candlesticks: New Japanese Charting Techniques Revealed, Steve Nison , Wiley Finance, 1994, ISBN 047100720X, p14.

Ver também