Modelo de excelência em gestão

Da Thinkfn

O Modelo de excelência em gestão expressa conceitos que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho, líderes a nível mundial.

Os fundamentos em que se baseiam os critérios de excelência são:

1) Visão sistémica - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

2) Aprendizagem organizacional - Busca e alcance de um novo nível de conhecimento, por meio de percepção, reflexão, avaliação e partilha de experiências, alterando princípios e conceitos aplicáveis a práticas, processos, sistemas, estratégias e negócios, e produzindo melhorias e mudanças na organização.

3) Proactividade - Capacidade da organização de se antecipar às mudanças de cenários e às necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (Stakeholders).

4) Inovação - Implementação de novas ideias geradoras de uma vantagem competitiva.

5) Liderança e constância de propósitos - Compromisso dos líderes com os valores e princípios da organização; capacidade de construir e implementar estratégias e um sistema de gestão que estimule as pessoas a realizar um propósito comum e duradouro.

6) Visão de futuro - Compreensão dos factores que afectam o negócio e o mercado no curto e no longo prazo, permitindo o delineamento de uma perspectiva consistente para o futuro desejado pela organização.

7) Foco no cliente e no mercado - Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e maior competitividade nos mercados.

8) Responsabilidade social - Actuação baseada num relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para futuras gerações, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

9) Gestão baseada em factos - Tomada de decisões com base na medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, incluindo os riscos identificados.

10) Valorização das pessoas - Compreensão de que o desempenho da organização depende da capacitação, motivação e bem-estar da força de trabalho e da criação de um ambiente de trabalho propício à participação e ao desenvolvimento das pessoas.

11) Abordagem por processos - Compreensão e gestão da organização por meio de processos, visando a melhoria do desempenho e a criação de valor para as parte interessadas.

12) Orientação para resultados - Compromisso com a obtenção de resultados que atendam, de forma harmoniosa e equilibrada, às necessidades de todas as partes interessadas na organização.

Links relevantes


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Modelo de Excelência em Gestão. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.