Mark-to-myth

Da Thinkfn
(Redireccionado de Mark to myth)

Fazer o Mark-to-myth consiste em avaliar um activo/posição a um valor dado por um modelo, quando esse valor é claramente fora daquilo ao qual se conseguiria liquidar o activo que se está a avaliar. Ou seja, é uma forma de Mark-to-model em que a entidade que procede à avaliação sabe que está a sobreavaliar o activo de forma grosseira.

É uma situação indesejável, mas não raras vezes as entidades que procedem desta forma sabem que se forem honestas isso resultaria na sua insolvência, ou no caso de um fundo, em resgates maciços. No entanto, se estivermos perante entidades alavancadas, mais tarde ou mais cedo os seus financiadores dar-se-ão conta do desfasamento de valor dos activos dados como garantia (colateral) e o mais provável é que as entidades que recorrem a esta artimanha sejam assim objecto de margin calls. Isto só não se verificará no caso de entidades em que o funding é providenciado, por exemplo, por depósitos - sendo que os depositantes não estão conscientes do tipo de contabilidade absurda utilizada.

Origem

A origem da frase "Mark-to-myth" tem sido atribuída a Warren Buffett, em referências que este fez à presente (Novembro de 2007) crise da bolha de crédito, nomeadamente no que toca à avaliação de produtos estruturados como CDOs

Ver também