MBI

Da Thinkfn
(Redireccionado de Management buy-in)

Um management buy-in (MBI) ocorre quando uma equipa de gestão exterior a uma empresa obtém o financiamento necessário para adquirir a empresa, compra-a, e torna-se na sua nova equipa de gestão.

A diferença entre um management buy-out e um management buy-in é a posição da equipa de gestão: no primeiro caso a equipa de gestão já está a gerir a empresa alvo, no segundo, a equipa de gestão ainda não gere a empresa, e só o passa a fazer após o sucesso da aquisição.

Exemplos

Em Portugal, algumas das sucessivas aquisições da Cofina (Fundição Ramada, Caima Celulose, Investec, etc) classificar-se-iam como Management buy-in.

Forma

Os management buy-in tendem a seguir a forma de LBOs, ou seja, tendem a ser efectuados com recurso intensivo a dívida para financiar a aquisição, sendo que essa dívida é na maioria das vezes posteriormente assumida pela própria empresa adquirida.

Objectivo

Regra geral, uma equipa de gestão que procura alvos para adquirir, acredita nas suas capacidades para, uma vez adquiridos esses alvos, a sua gestão melhorar significativamente a performance operacional das empresas adquiridas, validando assim a própria aquisição.