Alavancagem

Da Thinkfn
(Redireccionado de Leverage)

Alavancagem (leverage), significa investir mais do que a nossa capacidade financeira permitiria. Portanto, o termo designa o uso de vários instrumentos financeiros ou recursos de terceiros, tais como empréstimos de capital, com o intuito de aumentar o retorno potencial das operações financeiras, aumentado consequentemente também o seu risco. A alavancagem tem, portanto, um efeito ampliador tanto dos ganhos como das perdas.

A alavancagem pode tomar a forma de um financiamento ou outro tipo de empréstimo, o qual é investido com a intenção de ganhar uma maior taxa de retorno do que o custo do juro desse financiamento ou empréstimo. Outra forma de alavancagem é a tomada de posições longas ou curtas através de instrumentos derivados, cuja dimensão no subjacente, o valor nocional da posição, é superior à que seria possível ter-se de forma directa no activo subjacente.

Recompensa e Risco

A alavancagem permite então aos investidores ou empresas aumentar o seu investimento mas com um risco maior.

Se o investidor usar alavancagem para fazer um determinado investimento e esse investimento resultar mal, a sua perda será tanto maior quando maior for o grau de alavancagem.

Se uma empresa usar alavancagem com o intuito de potenciar os seus ganhos e gerar mais riqueza para o accionista, mas falhar em concretizá-lo, os custos com os juros e o risco de crédito destroem valor para o accionista. Assumindo que tudo o resto se mantém constante, se a rendibilidade dos activos (ROA ou Return On Assets) da empresa é maior do que a taxa de juro dos seus financiamentos, então a rendibilidade dos capitais próprios (ROE ou Return On Equity) vai ser maior do que seria se a empresa não estivesse alavancada. De forma inversa, assumindo-se tudo o resto constante, se o ROA da empresa é menor do que a taxa de juro dos seus financiamentos, então o ROE vai ser menor do que seria se a empresa não estivesse alavancada.

Ver também

Links relevantes