Lavagem de dinheiro

Da Thinkfn

300px

A Lavagem de dinheiro regra geral está ligada a negócios ilegais. Esses negócios, sendo ilegais tendem a ter margens elevadas, e tendo margens elevadas tendem a produzir bons resultados e um óptimo excedente financeiro. Ou seja, dão dinheiro.

A lavagem de dinheiro tem como objectivo justificar a aparição desse dinheiro perante o Estado, a sociedade, a polícia ... não se pode reconhecer a existência do negócio pois ele é ilegal, mas o dinheiro também de nada serve se não se puder gastar. São necessárias, portanto, formas de legitimar o dinheiro ganho ilegalmente. Existem centenas de formas de o fazer, sendo exemplos:

  1. lançamento de negócios legítimos que depois facturam negócios inexistentes;
  2. como todos os jogos possuem uma dada taxa de payout, apostar em jogos somas consideráveis, tendo em conta que os prémios que depois são obtidos já são legítimos, pois têm origem numa aposta vencedora, ignorando-se quantas apostas foram feitas.
  3. Smurfing, dividindo o dinheiro ilícito em muitas contas bancárias e pequenos montantes, em muitas instituições bancárias diferentes, de forma a que nenhuma dessas contas por si só, levante suspeitas.

Portanto, lavagem de dinheiro são os esquemas pelos quais o dinheiro ganho em negócios ilegais é transformado em dinheiro “limpo”, legítimo, com origens aparentemente legais. Naturalmente, como a existência de lavagem de dinheiro facilita e faz compensar o crime, a própria lavagem do dinheiro está criminalizada.

Ver também