Just in time

Da Thinkfn

O Just in time (JIT) (em português, "mesmo a tempo") é um conceito de logística e gestão de stocks que se caracteriza por uma política de stocks de matérias-primas e componentes apenas volumoso o suficiente para manter a produção em movimento sem interrupções.

Este tipo de gestão de stocks exige uma forte interligação com os fornecedores, que têm que estar inteiramente informados das necessidades da empresa a todo o momento, e têm que estar capacitados a responder a essas necessidades em tempo real. Geralmente, isto implica grande proximidade geográfica (é normal os fornecedores ficarem instalados na vizinhança da fábrica que vão fornecer).

Vantagem

A grande vantagem da produção just in time reside precisamente nos baixos stocks necessários, sendo que isto implica muito menores necessidades de fundo de maneio, e portanto, menor necessidade da empresa investir em capital circulante sem qualquer utilidade.

A imobilização de menores quantidades de stock, também leva geralmente à necessidade de menor espaço de armazenagem e pessoal para lidar com o stock.

Mas as vantagens associadas ao just in time não se ficam por aí. Ao funcionar com poucos stocks, a empresa fica também mais capacitada para ter maior flexibilidade na alteração de planos de produção, ou na alteração das características da produção. Pode também introduzir melhoramentos mais frequentes, sem que uma série de componentes se tornem obsoletos. Não é assim de surpreender que no Japão, onde esta técnica conheceu mais cedo uma grande expansão, essas vantagens também surgissem associadas à sua prática.

Conceitos associados

Existem dois conceitos que se podem considerar ligados ao JIT, na sua origem Japonesa:

  • O Kanban. Os Kanban são cartões que circulam no sentido contrário ao processo produtivo, representando as necessidades de componentes para o próximo passo produtivo. O seu número é limitado, assegurando assim uma minimização de stocks ao longo de toda a cadeia produtiva.
  • O Kaizen. O Kaizen é a melhoria contínua do processo. Aplicado à produção significa a introdução continua de melhoramentos no processo produtivo e no produto. O JIT facilita esta introdução, ao não existirem grandes quantidades de componentes que se possam tornar obsoletos com a introdução de melhorias.

Ver também