George Soros

Da Thinkfn
George Soros (à esquerda) com James Billington

George Soros (Budapeste, 12 de Agosto de 1930) é um empresário e homem de negócios norte-americano. É famoso pelas suas actividades enquanto especulador, nomeadamente em matéria de taxas de câmbio, chegando a ganhar 1 Bilhão de dólares num único dia apostando contra o banco da Inglaterra, bem como pela sua actividade filantrópica, que apoiou entre outros, a Universidade Central Europeia.

Nascido na Hungria com o nome de Schwartz György, tornado-se Soros György, filho de Tivadar Soros, famoso esperantista húngaro, escritor e ex-soldado, e de Erzebet Czacs, ambos de família judia, George Soros teve uma infância relativamente boa, tendo passado parte da adolescência fugindo de perseguições, na Hungria, pelo fato de ser judeu (a Hungria foi invadida por tropas nazis, na época).

Depois, migrou aos dezessete anos para Londres, onde começou a enriquecer com a administração de empresas.

Actualmente é o Presidente da Soros Fund Management e da Open Society Institute, tendo pertencido à Administração do Council on Foreign Relations.

Nos Estados Unidos da América é conhecido por ter doado montantes elevados para tentar que o Presidente George W Bush não fosse reeleito.

Foi casado duas vezes: primeiro, com Annaliese, depois com Susan Weber.

Estratégia

Entre muitas outras teorias de George Soros, destaca-se a sua Teoria da reflexividade, que postula que a realidade tanto afecta as cotações no mercado, como as cotações no mercado acabam afectando a realidade.

Links relevantes


Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em George_Soros. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.