Estudo - Novidades fundamentais e sub-reacção do mercado

Da Thinkfn

Em média, o mercado reage menos a novidades fundamentais para uma dada acção, do que devia, sejam essas surpresas positivas ou negativas.

Isso significa que após uma surpresa positiva ser conhecida, ainda existe um excesso de retorno positivo que pode ser extraído comprando a acção. E após uma surpresa negativa, em média ainda resta um excesso de retorno negativo.

Isto é consistente com o que empiricamente os traders experientes notam, por exemplo, olhem para a regra 22 deste artigo do James Cramer: As 25 regras do investimento

Também podemos ler mais sobre este padrão no seguinte research:

http://post.economics.harvard.edu/faculty/vuolteenaho/papers/instinews20020627.pdf

Consequências

Deve comprar, ou ver como um factor positivo numa decisão de compra, acções que tenham surpresas positivas no passado recente.

Deve evitar, ou ver como um factor negativo na decisão de compra, acções que tenham surpresas negativas no passado recente.

Mas...

Visto a convergência para o valor intrínseco não ser logo alcançada, este tipo de surpresas tende a gerar tendências, e as tendências atraem os traders baseados no momentum, que procuram capitalizar este padrão. Isto leva a que, passado algum tempo, o oposto do que o padrão prevê aconteça, ou seja, passado algum tempo muitas vezes o momentum leva a uma sobrevalorização das acções sujeitas a surpresas positivas, e isso leva a uma reversão da tendência.

Sabendo isto, deve levar em conta não só as surpresas/alterações de fundamentais, mais também a valorização a que transacciona a empresa em questão (para não ser apanhado no fim de uma tendência, detendo uma acção sobrevalorizada). Idealmente (e isto é só a minha opinião), devemos tentar comprar acções subavaliadas sujeitas a surpresas positivas, e vender/vender curto acções sobreavaliadas sujeitas a surpresas negativas.

Um research sobre este assunto, mostrando um modelo possível de como funciona a sub-reacção/sobre-reacção, pode ser encontrado aqui:

http://www.jpmorganfunds.com/UndiscoveredManagers/Research/pdf/DHS.pdf


Autor

Incognitus, em 12/4/2005

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo.

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.