Estudo - Market Makers do Nasdaq

Da Thinkfn

Este é um estudo interessante sobre o comportamento dos Market Makers do Nasdaq, antes da emissão de recomendações pelo research das suas Casas Mãe. Como é sabido, muitos dos maiores brokers/bancos de investimento dos EUA têm ao mesmo tempo departamentos de research, corretoras e operações de market making.

O Estudo pode ser lido no seu original Inglês aqui:

http://207.36.165.114/NewOrleans/Papers/3501675.pdf

Como é algo extenso, traduzimos abaixo as principais conclusões do Estudo:

Conclusões

Este estudo é uma investigação sobre se existirá fuga de informação e "front running" antes das revisões de recomendações por parte dos analistas. Para este fim, investigamos o comportamento a cotar dos market makers afiliados com as corretoras dos analistas em questão. Descobrimos fortes provas empíricas consistentes com a preposição de que as cotações oferecidas pelos market makers fonte das recomendações, reflectem um conhecimento prévio dos anúncios iminentes dos seus analistas, por parte dos market makers, traders proprietários ou investidores externos. Descobrimos que uma hora e meia antes dos upgrades, a proporção do tempo que os market makers cotam no "inside bid" (melhor oferta de compra) aumenta significativamente, mas o seu comportamento a cotar o ask (oferta de venda) não se altera. E três horas antes de downgrades, a proporção do tempo que os market makers cotam no inside ask (melhor oferta de venda) aumenta significativamente, mas o seu comportamento a cotar o bid (oferta de compra) não se altera. A reacção antecipada dos market makers recomendantes é altamente significativa quando confrontada com o seu comportamento fora do período do evento, e com as alterações de comportamento dos outros market makers. Assim, as provas sugerem que o market maker recomendante reage muito antes dos anúncios públicos e antes dos outros market makers. Em conclusão, este estudo fornece provas de que as revisões de recomendações pelos analistas estão associadas a fugas de informação e front running. Estas acções são proibidas por regulamentação, e degradam a integridade do mercado.

Resumindo

Os Market Makers, ou outros traders a eles associados, reagem às alterações de recomendações por si emitidas ANTES de elas ocorrerem. Não é uma grande surpresa, todos nós sabemos do impacto (mesmo que temporário) que recomendações têm, principalmente quando vindas de grandes brokers.

Autor

FMA

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo.