Espanha - A bolha mais óbvia

Da Thinkfn

Como é bem sabido, o Ibex (14 241.30), índice de referência Espanhol, é um dos índices que mais se valorizou na Europa em 2006. Também é bem conhecida a influência do imobiliário na dinâmica bolsista e económica espanhola.

O que já não é tão bem conhecido, é a dimensão absurda que o imobiliário atingiu neste momento em Espanha. Mas um simples número facilita compreender o quão esticada esta bolha está: em 2006 estimam-se que sejam licenciadas 800 000 novas casas em Espanha. Espanha, um país com 40 milhões de habitantes, está portanto a construir cerca de METADE das casas construídas ... nos Estados Unidos da América, num mercado também ele sobreaquecido, mas num país com 300 milhões de habitantes.

Como em todas as bolhas, os absurdos tornam-se fáceis de identificar. A população na Espanha não só é menos de 1/7 da dos Estados Unidos, como cresce substancialmente menos (0.16% estimados para 2006, contra 0.91% nos EUA).

O timing do final desta bolha é incerto (embora existam já relatos de maior dificuldade na venda das ditas casas), mas o resultado não.


Autor

Incognitus, em 16/11/2006

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo.

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.