Economias de gama

Da Thinkfn

As Economias de gama são conceptualmente similares às economias de escala, apenas sendo que enquanto as economias de escala derivam geralmente de eficiências na produção resultantes de uma maior escala desta, as economias de gama resultam da partilha de eficiências na distribuição e marketing, pelo facto de se apresentarem vários produtos distintos.

O termo "economies of scope" (economias de gama) surgiu em 1975, por Panzar and Willig, no seu paper "Economies of Scale and Economies of Scope in Multi-Output Production."

As esconomias de gama podem acontecer em vários passos da cadeia de valor, por exemplo o custo de uma viagem de reposição a um retalhista será menor para cada produto, se for entregue uma gama alargada de produtos em cada viagem. Esta é uma situação típica na Restauração.

As economias de gama também se expressam via um nível de risco reduzido, que resulta de se venderem produtos diversos, sujeitos a níveis de procura com flutuações algo descorrelacionadas, versus vender só um produto em quantidades maciças, caso em que uma flutuação na procura se reflecte violentamente no produtor.

Ver também