ETN

Da Thinkfn

Um ETN (Exchange-Traded Note) é um produto estruturado cotado em bolsa.

Ou seja, um ETN é um produto de dívida, em que o retorno é definido pelo emitente e geralmente possui uma componente variável indexada à performance de um qualquer activo. Não raras vezes e como produto de dívida que é, também possui uma garantia de capital.

Um ETN tem o risco de crédito.

Diferença entre ETN e ETF

Enquanto um ETN é um produto estruturado cotado, cujas variações de valor ocorrem de acordo com as regras estabelecidas à priori pelo seu emitente, um ETF é um fundo cotado em bolsa, cujas variações de valor ocorrem devido à variação do valor dos seus activos, mais a maior ou menor apetência do mercado por esse fundo, e à presença de arbitragistas para tornar o valor da cotação próximo do NAV (valor líquido) do fundo.

Um ETF não possui risco de crédito pois o seu património é segregado de quem o gere. Um ETN tem o risco de crédito do emitente, pois o cumprir das promessas do produto depende da solvabilidade do emitente.

Um ETN terá menor tracking error face aquilo que pretende acompanhar, visto que as condições propostas pelo emitente têm que ser cumpridas independentemente do comportamento do activo subjacente

Exemplo

O CNY é um ETN que procura replicar a performance do Yuan, construído a partir dos futuros sobre o Yuan disponíveis no mercado (RMB). O seu emitente é a Morgan Stanley.

Ver também