Diversificação

Da Thinkfn

A diversificação é uma técnica de gestão de risco que visa eliminar o risco específico dos activos que constituem um portfolio, através da compra e detenção simultanea de muitos activos não correlacionados ou pouco correlacionados. Um portfolio assim constituído, tenderá a possuir apenas o risco sistemático que resulta da flutuação do mercado como um todo.

Existem estudos que apontam um portfolio com 25-30 titulos, como já recebendo a esmagadora maioria dos benefícios da diversificação.

Estratégias de diversificação

Existem várias estratégias de diversificação:

  1. Investir o portfolio em diferentes classes de activos, como acções, obrigações, commodities, dinheiro, etc.
  2. Investir o portfolio em diferentes titulos, dentro de uma dada classe de activos;
  3. Investir o portfolio em diferentes sectores e geografias.

A diversificação por classes de activos, titulos, sectores, geografias, tenderá a baixar o risco total do portfolio, e em muitos casos, a aumentar-lhe o retorno.

Desvantagem

Uma diversificação excessiva impede um portfolio de alguma vez bater significativamente os mercados onde investe. Assim, performances verdadeiramente excepcionais tornam-se impossíveis numa estratégia muito diversificada. Investidores como Warren Buffett não seguiram estratégias muito diversificadas para atingir as suas performances excepcionais, e aliás, chegam a apontar a diversificação como sendo uma defesa contra a ignorância.

No entanto, mesmo Warren Buffett aponta os fundos índice como sendo uma boa forma de obter exposição ao mercado accionista para quem não tem o tempo, disponibilidade ou conhecimentos necessários para concentrar os seus investimentos apenas nas suas melhores ideias. Um fundo índice é uma forma barata de obter diversificação, visto que será composto dos titulos mais relevantes de um mercado.

Ver tambném