Charlie Munger

Da Thinkfn
Charlie Munger
Charlie Munger
Nascimento 1 de Janeiro de 1924
Omaha, Nebraska, EUA
Ocupação Investidor
Fortuna 1,7 mil milhões de USD

Charles Munger (nascido a 1 de Janeiro de 1924, em Omaha, Nebraska, EUA) é o vice-presidente da Berkshire Hathaway, a companhia de investimento diversificado presidida por Warren Buffett.

Como Buffett, Munger é um nativo de Omaha. Após estudar e fazer o serviço militar na marinha dos EUA, entrou para a escola de direito de Harvard sem um grau de bacharelato. Licenciou-se em 1948 e fundou e trabalhou como um advogado de imobiliário na Munger, Tolles & Olson LLP até 1965. Nesse momento desistiu da advocacia para se concentrar na gestão de investimentos.

Munger também é o presidente da Wesco Financial Corporation, detida em 80,1% pela Berkshire Hathaway. A Wesco começou como uma savings and loan association, mas agora controla várias subsidiárias não-financeiras, como a Precision Steel Corp., CORT Furniture Leasing, Kansas Bankers Surety Company, e outras companhias. A Wesco Financial tem um portfolio de mais de 1.000 milhões de USD que está concentrado em Coca-Cola, American Express, Wells Fargo, e Procter & Gamble. Uma única acção pode pesar mais de 50% no valor de todo o portfolio.

Munger acredita que deter um número de acções concentrado, que ele conhece extremamente bem, irá a longo prazo produzir retornos superiores. A Wesco é baseada em Pasadena, California, que é também o local da assembleia de accionistas anual. As assembleias de Munger são quase tão lendárias na comunidade de investidores quanto aquelas que organiza conjuntamente com Warren Buffett em Omaha. As assembleias de accionistas podem ser enfadonhas, mas Munger interage com os outros accionistas da Wesco em profundidade, por vezes especulando o que o seu herói, Benjamin Franklin faria numa dada situação.

Buffett muitas vezes afirmou publicamente que considera Munger o seu "parceiro". De facto, Munger controla suficientes acções da Berkshire Hathaway para ser ele próprio um bilionário. Porém, Munger está longe de ser uma cópia de Warren Buffett: É sabido que Munger é um Republicano, ao passo que Buffett tem geralmente apoiado Democaratas. Buffett dedica o seu tempo quase exclusivamente ao seu negócio, enquanto Munger, que não se tem envolvido na gestão diária da Berkshire há anos, é um generalista para quem os investimentos são apenas um de muitos interesses. Cada um deles sente que as suas diferenças complementam a sua relação.

Em 1991 a Solomon Brothers foi apanhada a submeter falsas licitações em leilões do tesouro Norte-Americano numa tentativa de manipular as cotações de obrigações do tesouro a seu favor entre Dezembro de 1990 e Maio de 1991. Na altura a Berkshire Hathaway detinha 14% da Solomon Brothers e Munger era um director da Salomon Brothers Inc.

Filantropia

Munger doou 500 acções classe A da Berkshire Hathaway, no valor de 43,5 milhões de USD, à Universidade de Stanford para construir um complexo para a Escola de Advocacia de Stanford. Antes, já tinha doado fundos para ajudar a restaurar a Green Library após danos causados pelo terramoto de Loma Prieta. Em 2007, doou fundos para renovações na Universidade de Michigan.

Referências

Ver também

Links relevantes