Cálculo actuarial

Da Thinkfn

O cálculo actuarial é a disciplina que se aplica métodos de matemática e estatística de forma a determinar o risco e retorno nos ramos dos seguros e finanças.

Basicamente o cálculo actuarial procura, por via do conhecimento histórico, de distribuições estatísticas e pressupostos, estabelecer o valor hoje de um conjunto de cash flows no futuro.

Aplicações

Muito embora o cálculo actuarial abranja virtualmente tudo o que o cálculo financeiro abrange, a aplicação com a qual o cálculo actuarial geralmente se identifica, é o cálculo das responsabilidades dos fundos de pensões. Este cálculo afigura-se complexo por combinar variáveis como:

  1. Valor de mercado dos activos do fundo (NAV);
  2. Expectativa de aumentos salariais dos participantes no fundo;
  3. Expectativa de aumentos dos pensionistas;
  4. Expectativa dos retornos futuros dos activos do fundo;
  5. Condições para aceder ao fundo;
  6. Contribuições esperadas para o fundo até passar à situação de beneficiário;
  7. Tabela de mortalidade para os participantes do fundo, para determinar o final da condiçãoi de beneficiário;
  8. Etc.

História

A ciência actuarial formal nasceu no final da primeira metade do século XIX, na Inglaterra. Os estudos realizados então destinavam-se para entidades da área de pensões e reforma, basicamente com o objectivo de estudar a mortalidade da população.

O título de primeiro actuário da História é atribuído à Domitius Ulpiames, prefeito de Roma durante o Império Romano, considerado um dos maiores economistas de sua época. Foi ele quem deu os primeiros passos para o desenvolvimento do seguro de vida, pois interessou-se pelo assunto e estudou documentos sobre nascimentos e mortes dos romanos.

No século XVII, na Inglaterra e na Holanda, empenhavam-se em vender aos seus súditos títulos públicos que asseguravam ao tomador a percepção de uma renda vitalícia. Assim, foi necessário determinar com a maior precisão a importância em dinheiro que deveria ser cobrada em contraprestação ao serviço, para que não houvesse prejuízo à coroa, trabalho destinado aos melhores matemáticos da época.

Com isso, foi-se criando a base para o surgimento da matemática atuaria, principalmente a partir do cálculo da probablidade de Pascal. Graunt e Edmond Halley, na Inglaterra, e De Witt, na Holanda, a partir dos registros de nascimentos e óbitos, estudaram o problema levando em conta as leis da probabilidade e a expectativa de vida humana. Os avanços no cálculo de anuidades apresentados por James Dodson nesta época renderam-lhe o título de inventor da ciência actuarial.

A partir de então, a actuária se desenvolveu, principalmente à medida que outros matemáticos, economistas e filósofos se interessaram pelo assunto. Cada vez mais houve a construção e especialização das tábua de vida, como também o desenvolvimento das comutações, ferramenta do cálculo actuarial. Também aconteceu nesse período o 1º Congresso Internacional de Atuária em Bruxelas, no ano de 1895.

No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo actuarial, e a inserção cada vez mais frequente das empresas de seguros e pensões no mercado financeiro, fez com que a ciência actuarial se especializasse cada vez mais em campos económicos e financeiros. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações.


Links relevantes