A Entrega digital

Da Thinkfn

Esta tese é simples: Tudo o que for passível de ser entregue por via digital, vai crescentemente ser entregue por via digital, nomeadamente via Internet.

Não se trata de dizer que lojas como a Amazon vão suplantar as lojas físicas. O que se trata aqui é da entrega de produtos desmaterializados. A lista de produtos a começar a sofrer esta tendência é já vasta hoje em dia:

  • Música;
  • Filmes;
  • Marcações de Viagens;
  • Jogo;
  • Banca;
  • Corretagem;
  • Seguros;
  • Etc.


Basicamente, TODOS os produtos e serviços desmaterializados que possam ser entregues desta forma serão-no massivamente nos anos vindouros. As vantagens ao nível de logística, de custos, de desintermediação são de tal forma avassaladoras que esta tendência é inevitável.

As consequências e sua investibilidade porém, são difíceis de avaliar. Por um lado, muito deste desenvolvimento será feito por parte dos players já existentes, por outro, todas as tendências por isto geradas que já são óbvias, já se encontram brutalmente valorizadas pelo mercado.

Ainda assim, fica o sinal de alerta para se procurar bens desmaterializados que venham a ganhar com este fenómeno, por exemplo o Jogo é relativamente recente (2003/2004). E por outro lado, há que ter cuidado com os distribuidores físicos de bens que sejam sujeitos a este fenómeno, pois com elevada probabilidade eles começarão a perder vendas consistentemente (isto obviamente não se coloca nos casos em que estes estão apenas a substituir a distribuição física pela digital como em bancos, seguradoras, etc. Mas colocar-se-á em lojas de música, livrarias, etc, ou seja, no tipo de empresas que é apenas uma componente da logística física e não um produtor do bem/serviço desmaterializado).

Aceitam-se ideias para explorar esta tese.


Autor

Incognitus, em 14/2/2005


Comentários

Existe no fórum de Bolsa um tópico destinado a comentar este artigo


Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.