Aço - Vender curto

Da Thinkfn

A ideia de se vender curto o sector do Aço é simples: a razão principal para a subida brutal dos preços do Aço (para cerca do dobro no último ano) teve directamente a ver com a procura de aço Chinesa. Entretanto, a China aumentou (e continua a aumentar) a sua capacidade de produção de Aço de forma brutal.

Além disso, a China ameaça passar já durante 2005 de importadora de aço a exportadora. E a China é o maior produtor mundial de aço a uma larga distância do segundo – produz o dobro do Japão. E esta produção está a subir a ritmos alucinantes (20-30% no último trimestre de 2004).

Assim, a muito curto prazo as razões para a subida do aço vão esgotar-se, existindo inclusive já os primeiros sinais de tal abrandamento nos preços (e mesmo descidas).

As produtoras de aço são fortemente cíclicas, e embora pareçam baratas fruto da subida brutal de preços e margens, isso é normal no topo dos ciclos (ver Trading - Acções Cíclicas), sendo necessário antecipar as viragens nos fundamentais do sector (neste caso, nos preços do aço).

Por fim, alguns factores de produção do aço como o carvão/ energia também aumentaram de preço, e esses tenderão cada um por sua razão a manter-se elevados, o que comprimirá ainda mais rapidamente as margens de produzir aço (por via do “Peak Oil” e porque a subida de produção do aço se dá em quantidade, logo mesmo que o preço do aço caia a pressão sobre a quantidade de carvão/energia necessária continua elevada).

Para mais informações interessantes sobre a evolução dos preços, produção, exportações e importações de aço, pode consultar-se o seguinte site: http://www.steelonthenet.com

Duas acções que se poderiam aproveitar esta ideia poderiam ser X ($56.90) ou ATI ($23.60). Obviamente isto também se aplica à maioria das outras empresas do sector, embora eu pessoalmente evitasse vender curto NUE (Nucor, $59.80) apenas porque se trata da melhor e mais bem gerida empresa do sector, dando-se bem mesmo quando o ciclo lhe é desfavorável.

Autor

Incognitus, em 16/2/2005

Comentários

Existe no fórum um tópico destinado a comentar este artigo:

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.