Warrant

Da Thinkfn
Revisão das 18h53min de 5 de outubro de 2007 por Viana (discussão | contribs)

Warrant é uma palavra anglo-saxónica que significa razão, justificação, autoridade, prova, autorização legal, mandado de captura, garantia, penhor, ordem de pagamento, certificado ou diploma.

No mercado de capitais o termo é utilizado como um título que garante ao seu titular o direito (não a obrigação) a comprar determinado activo ao qual esta subjacente a um preço pré-estabelecido (chamado de: preço de exercício - strike price) e a uma data pré-estabelecida (chamado de: data da maturidade).

Trata-se portanto de uma garantia que permite exercer um direito conferido pelo warrant, uma opção não-padronizada.

  • O activo subjacente pode ser acções, índices de acções, obrigações, taxa de câmbio ou futuros.
  • O preço de exercício é o predeterminado.
  • A data de maturidade (vencimento) é a data de exercício do direito de compra ou venda (de acordo com o tipo de warrant).

No entanto, há tipos de warrants que permitem um exercício anterior a data da maturidade (warrants americanos).

Americano ou europeu

Existem diferenças entre os qarrants americanos e os europeus.

Num warrant americano o exercício do direito é garantido a qualquer momento até à data de maturidade.

Num warrant europeu o exercício do direito só pode é garantido na data de maturidade.

Calls ou puts

Os warrants são cotados em bolsa, como os valores mobiliários, e podem garantir o direito a uma opção de compra (calls) ou de venda (puts).

O call warrant (garantia de direito de compra), confere ao seu titular o direito a comprar o activo subjacente ao preço e data predeterminados.

O put warrant (garantia de direito de venda), confere ao seu titular o direito a vender o activo subjacente ao preço e data predeterminados.

Exercido do direito conferido pelo Warrant

O Direito conferido pelo Warrant pode ser exercido:

  • Mediante a liquidação física. Neste caso o activo subjacente é vendido ou comprado pelo emitente ao titular do warrant, tratando de call ou put, respectivamente.
  • Ou liquidação financeira (cash settlement) em que o titular do warrant apenas recebe do emitente a diferença entre o preço de mercado e o preço de exercício ou vice-versa, para um call ou put respectivamente.

Utilização

O warrant é geralmente utilizado para efeitos de cobertura ou para especular recorrendo ao elevado grau de alavancagem financeira que confere.