Trading - Acções falidas

Da Thinkfn
Revisão das 14h49min de 15 de abril de 2009 por Bmwmb (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Um dos padróes mais estranhos a emergir nos últimos anos, é o que toca à forma como transaccionam as acções das empresas que acabam de falir.

Basicamente, estas acções abrem com uma queda forte (que começa no pre-market do dia em que anunciam a falência), mas imediatamente encetam uma subida fortíssima ainda nesse mesmo dia, e que por vezes dura até vários dias ou semanas.

Foi o caso de falências bem conhecidas dos últimos anos, como a K-Mart (KM), Enron (ENE), Worldcom (WCOM), US Air (USAIR), etc. Ou menos conhecidas, como a ATAH.

Na realidade, virtualmente todas as falências que foram precedidas de rumor de falência e de quedas e liquidez elevadas tiveram depois, no dia em que faliram, e por vezes nos dias e semanas seguintes, subidas (desde o ponto o­nde abriram depois de falir) que facilmente foram a 50-200%.

Este parece o caso mais extremo e aberrante de “Sell the Rumor, Buy the News”. Ou, “O pior já estava descontado”. Não vamos especular sobre o que leva estas subidas a acontecer, resta apenas saber que estas acontecem em praticamente todas as falências, pelo que podemos retirar 3 conclusões para como actuar nestas situações.

Se for apanhado numa acção que faliu.

NÃO venda imediatamente após o anúncio da falência. Espere que a acção transaccione pelo menos 6-12 horas com o mercado já aberto, ou se tiver mesmo muita coragem, 1-2 dias. Depois venda. Venda, porque em virtualmente todas as falências as acções existentes no momento da falência são depois canceladas, ou seja, valem zero. Só não venda se conseguir efectuar uma análise que lhe permita concluir que a empresa conseguirá satisfazer todos os credores durante o processo de falência (o que é altamente dúbio, já que de outra forma dificilmente teria falido).

Se for um especulador destemido

Se for um especulador destemido, fica agora a saber que este fenómeno de subida das falidas existe e é real. Como tal, é aproveitável do lado longo. Assim, dentro das falências que foram especuladas “à priori” e cairam com liquidez, compre no “pre-market” ou poucos minutos depois da abertura. Venda da mesma forma que foi aconselhado no ponto 1, e terá uma probabilidade muito elevada de realizar mais valias. Claro, não faça o trade com muito capital, já que estemos a falar de acções de empresas falidas!

Se planeia fazer trading dias depois de a empresa falir

Não faça. A sua vantagem neste trade é conhecer o fenómeno descrito neste artigo, mas esse fenómeno só é sólido imediatamente após a falência da empresa em questão. Após essa recuperação inicial, tenderá a acontecer a essa acção o que acontece a quase todas as acções de todas as empresas falidas: deslizará para zero e será cancelada por emissão de novas acções.

Ou seja, não detenha em carteira acções de empresas falidas após o rebound inicial. Aproveite o rebound para minimizar perdas ou realizar ganhos, mas não se prenda à esperança, pois a esperança foi-se no momento em que a empresa faliu. (Isto, salvaguardando a capacidade de análise da situação que lhe permita encontrar as muito raras situações o­nde a empresa possa emergir da falência sem cancelar a totalidade das acções – sendo raro, o melhor mesmo é não contar com isso).

SALVAGUARDA

Este fenómeno só se verifica nos mercados americanos. Não tente aplicar este conhecimento a acções acabadas de falir em mercados Europeus.

Autor

Incognitus, em 10/1/2005

Disclaimer

Este comentário é um artigo de opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. Alerta-se ainda que a compra ou venda é da responsabilidade do investidor bem como o lucro ou perda daí existente. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos neste artigo. Em caso de dúvidas, deverá o investidor procurar um intermediário financeiro, a Euronext, ou a CMVM.


Forum.jpg Este assunto possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.