Thinkfn:Página principal/Artigos em destaque

Da Thinkfn
Revisão das 15h59min de 28 de novembro de 2008 por Bmwmb (discussão | contribs)

Logo que começaram a fazer-se as transacções no CBOT, viu-se que era preciso pôr ordem nas discussões entre vendedores e compradores, e foi limitado o acesso ao espaço onde se negociava (Floor) a pessoas mais preparadas para isso (os Brokers) que os agricultores e moageiros. (...)
Fogueiro, Set 2007
Surgiu assim um novo local para as transacções, o Chicago Board of Trade com o seus Clearing Services (1848) que estabeleceu regras para as margens: caso o preço subisse mais que uma percentagem do depósito de garantia, pedia um reforço (margin call) ao agricultor (...)
Fogueiro, Set 2007
Para garantir que o vendedor entregava o trigo e que o comprador o comprava, ambos entregavam uma importância ao taberneiro (ou quem fosse), e quem não cumprisse perdia-a. Essa margem permitia ao cumpridor voltar a negociar com outro, já com um valor no bolso que cobrisse o diferencial para um preço pior. (...)
Fogueiro, Set 2007
Conheci vários milionários, a começar pelo meu patrão, que fizeram enormes fortunas em commodities. Mas nenhum apenas a especular, sem ligação aos físicos. Só a especular, conheço vários que se arruinaram. Porque lutaram contra os que têm uma vantagem competitiva incontornável. (...)
Fogueiro, Fev 2005
Nesta edição: Menos de 16% das casas têm seguro anti-sismo (Instituto de Seguros de Portugal); Pobreza na Venezuela baixou para metade em quatro anos (Mark Weisbrot); Risco dos emergentes depende de factores políticos e orçamentais (E. Baldacci, S. Gupta e A. Mati); Mercado imobiliário britânico terá queda adicional de 30% (R. F. Martin). (...)
Rui Peres Jorge, João Silvestre, Sérgio Aníbal