Taxas directoras

Da Thinkfn
Revisão das 09h13min de 8 de novembro de 2007 por Bmwmb (discussão | contribs)

Taxas de juro directoras são as taxas de juro determinadas pelos bancos centrais, que servem de base às taxas de juro praticadas numa economia. As taxas de juro têm vastas implicações na economia e são sobretudo utilizadas no combate à inflacção. Ao determinar o nível destas taxas os bancos centrais influenciam, indirectamente, o conjunto das taxas de juro praticadas na economia. Esta, actualmente, é a face mais usual da chamada política monetária.

Nos Estados Unidos as taxas directoras são estabelecidas pelo FED (Federal Reserve, ou Reserva Federal). Na Europa, nos países da zona euro, são estabelecidas pelo BCE (Banco Central Europeu). Fora destas zonas, são estabelecidas pelo banco central de cada país.

As taxas directoras são vulgarmente referidas nos meios de comunicação social e outros como o preço do dinheiro (price of money), porque determinam o custo dos financiamentos de capital. Mas, estritamente falando, as taxas directoras são na verdade o preço do crédito (price of credit), isto é, o preço pelo qual se empresta o dinheiro, não o preço do dinheiro em si. O preço do dinheiro são os bens e serviços que se trocam por ele.

Tipos de taxas directoras

Geralmente, existem 2 tipos de taxas directoras:

  • A taxa de referência, ou seja, a taxa à qual o Banco central pretende que as instituições financeiras emprestem dinheiro umas às outras no mercado monetário interbancário, e ;
  • A taxa de desconto que é uma taxa ligeiramente mais elevada (penalizadora) que a taxa de referência, à qual o Banco central empresta dinheiro às instituições financeiras, contra o depósito de colateral.

Links relevantes

Contribuíram para este artigo

Especial:Contributors/Taxas directoras